A imagem e A assessoria
A Imagem e a Assessoria
Assim como o ato praticado por uma pessoa revela o seu caráter, a imagem de uma empresa pode ser revelada pelos produtos que vende, pelo relacionamento que tem com o seu público, funcionários e clientes.
A imagem que pode ser observada através do rótulo de um produto, os serviços que esta empresa oferece, é uma oportunidade para se observar a forma de comportamento da mesma.
Ela é o instrumento de uma empresa, assim, também, podemos até, de maneira errônea julgar uma pessoa, pela imagem que visualizamos nela, mas lembrando que a imagem, pode falar por si, só, ela pode fazer este papel.
Essa personagem fala, ela se comunica com quem olha para ela.
A identidade de uma instituição está intimamente ligada às ações que ela pratica perante as pessoas, diante da sociedade.
Atualmente a sociedade como um todo, precisa emitir a idéia do respeito que se consagra a outrem, quando se tem a preocupação com ela, a identidade, a imagem.
Quem se preocupa com a imagem, está instintivamente pensando no futuro, sim, por que, tudo que uma pessoa, seja esta, física ou, jurídica fizer hoje, esta ação se refletirá a curto ou, a longo prazo e isto, irá depor contra, ela mesma, caso esta ação seja errada. Se for correta, mesmo que alguém tente fazer algo contra, a razão estará do lado de quem estiver correto.
Todos devem construir a sua imagem de forma que, quem falar, ou ouvir falar do seu nome, seja imediatamente levado aquilo, que ela representa, ou seja, credibilidade, confiança, bondade, enfim.
As assessorias de imprensa precisam fazer este papel junto aos seus clientes, zelar pela imagem de seus clientes, assim como representa-los diante da imprensa, dos veículos de comunicação.
Mas para isto, os profissionais, precisam ser bons profissionais; há a necessidade de que sejam pessoas informadas, atualizadas, e que trabalhem, que pesquisem o mercado, quanto aos meios em que irão atuar. Precisam conhecer o seu campo de trabalho, bem como o seu cliente, o que este cliente gosta, onde ele vive, os meios em que ele freqüenta e seus hábitos.
O assessor de imprensa precisa passar credibilidade e fazer com que seus clientes façam o mesmo em relação aos outros.
Para isto, pesquisar o mercado é imprescindível, saber exatamente onde, ele pode ou, não, levar o seu cliente para não destruir a imagem que foi construída por ele, o assessor, e que a sociedade veja este cliente exatamente com aquela imagem que foi criada por ambos.
O assessor de imprensa deve ter este cuidado, deve saber lidar com as informações, deve saber lidar com os veículos de comunicação.
A imagem é tudo, para construí-la são necessários; trabalho sério, sólido, muita dedicação, responsabilidade e competência entre outros atributos.
Para destruí-la basta que alguém se distraia prestando uma informação que não foi bem apurada, e, lá, se vão anos de trabalho, dedicação e todo o resto da estrutura de uma vida que se levou meses e até, anos para se organizar e construir.
O instrumento de comunicação como internet está acessível a qualquer pessoa por tanto, hoje, em dia, nada passa despercebido e qualquer descuido, pode derrubar grandes e pequenos, e, em poucos segundos.
Por isto, a assessoria de imprensa pode exaltar ou, destruir uma sólida estrutura, uma imagem.
29-08-07.
Liz Nascimento