Forme parcerias para agregar valor

Alguns especialistas em gestão empresarial garantem que a empresa ideal, em tempos atuais, é aquela que tem como funcionário apenas seu administrador, que tem como papeis defender os interesses dos acionistas, garantindo-lhes rentabilidade e crescimento, manter sua marca no mercado, garantindo longevidade e gerenciar uma grande rede de terceiros, composta por linhas de produção, prestadores de serviços, auditores, e consultores. Já existem organizações que buscam esta forma de trabalho, porém sem os excessos deste pensamento.

O bom empreendedor sabe que não é possível ser especialista em todos os processos de produção, atendimento, venda etc. Então, buscar ser o melhor em sua atividade não significa faze-la toda, mas sim fazer muito bem a atividade principal, e buscar parceiros que possam completar o processo, chegando muito próximo à perfeição com muito mais facilidade.

Empresas buscam terceirizar alguns detalhes da produção, força de vendas, distribuição, inspeção, limpeza e higiene, e até mesmo serviços burocráticos. Com isso, aumenta-se o foco na atividade principal, melhorando substancialmente os resultados.

No entanto, selecionar parceiros que sejam realmente capazes em seus trabalhos não é tarefa tão simples. Há a necessidade de grande conhecimento, especialização, padronização e controles muito bem dimensionados, acompanhamento constante e uma troca de confiança próxima à perfeição. Uma cumplicidade com foco no mercado.

De nada adianta buscar parceiros, se não há ganhos nos processos finais. Uma parceria só é realmente boa quando a soma dos resultados é maior que os resultados individuais.

Então, para garantir o sucesso do empreendimento, seus gestores necessitam ter em mente que só devem formar parcerias que realmente agreguem valores aos seus empreendimentos.