CRISTIANISMO PRESIDENCIAL

Agosto de 2004

SER CRISTÃO

Recentemente o Presidente da República declarou-se cristão. Disse que mesmo que muita gente estivesse torcendo contra o seu governo, a sua fé cristã o assegurava da superação das dificuldades. Bela declaração!

Fico mesmo satisfeita que o Presidente seja um cristão e como todos os cristãos, pode ser um bom cristão ou um mal cristão, os há de todos os tipos. Acredito mesmo que o governo começa a acertar com medidas para redução de impostos sobre os produtos alimentares. E fico esperançosa de que consiga se reeleger, até mesmo por prezar a continuidade governamental como caminho para a estabilidade e a concretização de políticas para vencer a fome e outras mazelas nacionais.

Mas tem uma coisa que me incomoda: o governo tem mencionado com farta freqüência a tal “herança maldita” do governo FHC. No entanto, quando a economia vai bem, reagindo a políticas do governo anterior, pode-se até o silêncio torna-se audível e o atual governo se apropria dos resultados, assaz benditos, das políticas tucanas. Coisas da incoerência implícita à atividade política! E nesse ponto, entre outros, o PT não oferece contraste com as práticas convencionais.

Voltando ao cristianismo presidencial, não é segredo que ser cristão é uma das escolhas mais difíceis que se possa fazer. Trata-se de compromisso que nos remete a exigências inclementes de coerência radical na conduta. Há quem passe a vida inteira perseguindo esse estado em nível de razoável consistência e descobrindo que há sempre mais a fazer. Pra começar, o cristão que atingiu a maturidade sabe nada poder esperar do mundo mas, penas ou no mínimo, muitas incompreensões e hostilidades que, em última análise, são sinais claros de que se está atingindo a perfeição no seguimento ao Cristo. No entanto percebo o Presidente sempre queixoso e inconformado com seus críticos, como se todo o tempo estivesse a exigir aprovação nos moldes de um adolescente mimado. Talvez esteja percebendo errado, isso é o que desejo sinceramente. Afinal a direção espiritual de Lula está nas mãoS de Frei Beto para quem, peço a Deus, muito firmeza em sua missão já que, amadurecer o próprio cristianismo, é tarefa árdua para a vida inteira!