Megatendëncias - Parte 2
Faith Popcorn, a "Senhora Pipoca", é considerada pelos profissionais de Marketing, a "Nostradamus de Saia".
Em seus estudos, desde a década de 70, identificou várias tendências mundiais, que fizeram com que muitos profissionais ou empresas com os olhos no futuro, refizessem seus planos e suas atividades.
Dentre as empresas, temos alteração muito grande no comportamento do que há algum tempo chamávamos "terceira idade". Hoje, aqueles que vivem nessa fase da vida, e produzem algo para esta faixa etária, a chamam de "melhor idade". E, se formos analisar mais a fundo, notamos uma valorização muito grande das pessoas que já passaram da casa dos 50. São pessoas mais ligadas ao novo tempo, preferindo muito mais belas viagens de turismo, mesmo que sejam radicais, buscam novas roupas, novos cosméticos, e até mesmo cirurgias plásticas, valorizando mais o aspecto visual, sem esquecer nenhum momento do lado mental e emocional. O mundo todo hoje, valoriza muito pessoas como Cher, que já está na casa dos 50, admiram muito Paul Newman, que já está acima dos 65, mas também ídolos nacionais, que provocam suspiros e são espelhos para a nova geração. A nossa vovó, que ficaria em casa, vendo TV, fazendo tricô e batendo papo com as vizinhas, visitam salas de papo na Internet, vão a bailes da melhor idade, freqüentam piscinas, lotam os bingos e fazem muito mais que aquelas que conhecíamos há alguns anos. E, geralmente são as mais animadas. Nosso vovô, que poderia estar jogando damas ou biriba nas praças, parece que visitou a piscina daquele filme dos extraterrestres (Cocoon), pois estão com suas baterias totalmente recarregadas.
Tudo isso, Popcorn chama de "Retardamento do Envelhecimento", que nada mais é do que vivermos mais e melhor sempre, independente da idade.
Mas para isso, vemos também crescer muito o desejo de se desenvolverem cada vez mais uma individualidade que permita que sejamos vistos e tratados de maneira diferente. Não é uma egomania, nem egoísmo, nem tampouco egocentrísmo, mas sim o "Egotismo", que faz com que as pessoas busquem cada vez mais revistas especializadas, roupas e carros cada vez mais personalizados, cosméticos adequados a tipos de pele ou cabelo diferentes, criando grupos de consumo com características muito especiais.
Esta tendência faz com que apareçam na juventude, as chamadas "tribos urbanas", tais como Clubbers, Rappers ou outras com nomes específicos, que se identificam em diferentes ambientes. E isso acontece em todas as faixas etárias, ou até mesmo grupos de idades completamente heterogêneas, que se identificam em um determinado comportamento.
É juntando estas duas megatendências, com outras identificadas pelos pesquisadores, que os bons profissionais de Marketing de diferentes empresas ou segmentos, conseguem identificar nichos de mercado específicos, que vão consumir produtos adequados às suas necessidades, com um grande grau de especialização e personalização, e com isso agregar valores aos seus produtos. Os nichos de mercado, independente de segmentos são mais sucetíveis à fidelização, provocando mais rentabilidade àqueles que os atendam.
E, para quem deseja fidelização, rentabilidade e boas oportunidades no mercado, deve estar atento às tendências identificadas pela "Senhora Pipoca", John Naisbitt ou outros grandes futuristas, mas também analisar os mercados locais.
Importante: tendência não é moda. A moda vem, estoura e passa, tendência é uma direção ou seqüência de eventos que vêm ocorrendo ao longo do tempo, e promete durabilidade. Note a participação feminina no mercado de trabalho. Alguns imaginavam, na década de 50 ou 60, que era uma moda. Quem apostou nisso perdeu.
Em tempo: segmento de mercado, são divisões que fazemos, para melhor atender aos consumidores. São separados por sexo, faixa etária, divisão geográfica, etnia ou raça, tamanho da família, religião, etc. Nichos são a interseção de diferentes segmentos. Por exemplo: homens, com idade entre 55 e 65 anos, aposentados, com renda superior a cinco mil reais, que gostem de motocicletas. Este é um nicho que certamente têm um desejo de consumo: longas viagens em suas poderosas motocicletas e entre seus ídolos certamente está James Dean.