Psicopedagogia: novos olhares sobre a aprendizagem e seus movimentos.

Psicopedagogia: novos olhares sobre a aprendizagem e seus movimentos.

Prof. João Beauclair

Sobre o aprender em nosso tempo, existem muitos e diferentes modos de olhar. Com a Psicopedagogia e seus movimentos de revisão de paradigmas, muitas contribuições auxiliam aprendentes e ensinantes a se organizarem de modo mais competente nas aventuras pelo saber e pelo conhecer.

No desenvolvimento cognitivo estão as nossas possibilidades de compreender os pré-requisitos necessários à retenção de informações. O psicopedagogo cuida de questões que transversalizam os diferentes momentos do aprender, que devem envolver as famílias e o meio sócio-cultural. A Psicopedagogia se posiciona em observar o sujeito aprendente como um organismo biológico, afetivo, cognitivo, social e cultural. Com isso, busca conhecer o sujeito como ser transcendente que se constitui como pessoa, a partir do biológico e de suas múltiplas interações com o mundo, com o saber, com o conhecimento.

Enquanto campo de intervenção, estudo e pesquisa, a Psicopedagogia possui amplitude em seus movimentos e transita entre outras ciências e, com isso, estabelece diferentes parceiras, num espaçotempo que se propõem a cuidar do ser em seus movimentos no aprender. Com contribuições de teorias diversas, a Psicopedagogia se envolve no desenvolvimento cognitivo, com o claro objetivo de conhecer como o sujeito aprende, buscando compreender, também, os motivos que fazem com que alguns sujeitos não aprendam.

Com o trabalho psicopedagógico, procura-se estar consciente de que os aspectos emocionais impulsionam nosso agir, numa pulsão que se constitui na convivência, envolvendo diferentes modos de pensar e sentir: com um olhar psicopedagógico pode-se conhecer o como se aprende e compreender, de modo mais aprofundado, sobre o ensinar, sobre aprendizagem e suas possíveis dificuldades ou entraves.

Metodologicamente, a ação psicopedagógica é plural, baseada em contribuições de diferentes áreas do conhecimento humano: os jogos educativos e a brincadeira, a dramatização e a produção textual, as histórias, fábulas e contos, as músicas e muitas outras estratégias podem ser utilizadas pelos psicopedagogos para descobrir (e compreender) as modalidades de cada aprendente e auxiliar no que for preciso para superar suas possíveis dificuldades.

Aprender é uma aventura humana, onde novos desafios emergem cotidianamente e com o lúdico, com os jogos e outras tantas possibilidades, pode-se criar significados e sentidos novos ao sujeito de aprende e ensina.

Como ciência e campo do conhecimento que busca resgatar e auxiliar em nossas capacidades de aprender, a Psicopedagogia possui como seu principal objeto de pesquisa, intervenção e estudo o sujeito aprendente, que constrói conhecimentos em seu transitar pela vida e seus dilemas. Pelo fato de estar focada no campo da aprendizagem, a Psicopedagogia atua de modo preventivo e clínico, com diagnósticos e processos de busca de alternativas para os problemas que podem se engendrar a partir de tal transitar.

Em distinção aos saberes compartimentados e isolados dos demais campos da ciência, a Psicopedagogia se propõe a superar paradigmas fragmentados do conhecimento, por isso mesmo podendo ser percebida como um campo interdisciplinar que visa a transdisciplinaridade em seu mover, surgindo numa perspectiva convergente do conhecimento humano, em processo de dialogicidade com outros campos do saber.

Na busca de alternativas para o não aprender, a Psicopedagogia amplia referenciais e se propõe a interrogar, pesquisar e propor alternativas para tal, buscando nos aspectos sociais, familiares, cognitivos, intelectuais, emocionais, orgânicos e psicológicos, contextualizar o sujeito não aprendente numa amplitude plural, advinda de percepções múltiplas, no movimento da complexidade do ser em busca do saber, fomentando o desejo essencial para que tal sujeito supere suas limitações, ou aprenda a desenvolver estratégias de maior competência para conviver com elas.

Pais e professores da atualidade devem buscar sempre algum conhecimento psicopedagógico, pois este, com certeza, auxilia na perspectiva de melhores visões sobre o crescimento e do comportamento infantil.

Para saber mais:

Livros:

1- BEAUCLAIR, João. Psicopedagogia: trabalhando competências, criando habilidades. Editora WAK, Rio de Janeiro, 2004. Segunda edição 2007.

2- BEAUCLAIR, João. Para entender psicopedagogia: perspectivas atuais, desafios futuros. Editora WAK, Rio de Janeiro, 2006. Segunda edição 2007.

3- BEAUCLAIR, João. Incluir, um verbo/ação necessário à inclusão: pressupostos psicopedagógicos. Pulso Editorial, São José dos Campos, São Paulo, 2007.

4- BEAUCLAIR, João. Educação & Psicopedagogia: aprender e ensinar nos movimentos de autoria. Pulso Editorial, São José dos Campos, São Paulo, 2007.

Na internet vale a pena acessar os seguintes sites:

www.profjoaobeauclair.net

www.abpp.com.br

www.psicopedagogia.com.br

www.psicopedagogiabrasil.com.br