Marketing um-a-um

Ser bom em Marketing, não significa conhecer toda a teoria referente. Basta saber bem atender à sua clientela, preocupando-se com o produto que a atenda, a um preço adequado, com boa disponibilidade, com uma boa divulgação. Para isso, a identificação da clientela é mais um fator muito importante.

As empresas, não necessariamente grandes, mas ágeis e organizadas, possuem sistemas de informações e gestão que tratam de tudo isso. Mas não necessita de grandes sistemas, mas sim de um bom gerenciamento de tudo isso, ou seja, a “inteligência de Marketing”.

Encontramos, recentemente com um bom exemplo de gerenciamento e inteligência de Marketing, sem conhecimento teórico, mas com uma grande capacidade de tratar seu mercado.

Em um estacionamento numa grande avenida da cidade, um senhor, com aproximadamente quarenta anos em uma bicicleta, trazia presa à garupa, uma caixa de madeira. Chegava a várias pessoas, algumas conhecia por nome, e dizia que o sapato necessitava de uma graxa. Em poucos minutos ele conseguiu dois clientes, e partiu para o trabalho, retirando daquela caixa o material necessário.

Enquanto engraxava, ele avisava outros que os sapatos também necessitavam de uma limpeza, buscando sempre novos clientes. No entanto, surgiu um desconhecido no estacionamento, e o engraxate o avisou que seu sapato estava com o salto gasto de um dos lados. O dono do sapato não se importou, dizendo que era um sapato velho mesmo, e o “consultor-engraxate” avisou que mesmo sendo velho, se trocado o salto, o mesmo gastaria a sola de forma uniforme, e não de um lado só; e que com um pouco de tinta adequada, o sapato teria sua beleza garantida, e sua durabilidade aumentada. Depois de concordar, o novo cliente não queria ficar descalços, enquanto o salto era consertado. Foi quando o “marketeiro-engraxate-sapateiro” buscou na caixa uma sandália, para que o cliente usasse enquanto o seu sapato seria recuperado. A sandália era um pouco grande, mas seria por poucos minutos, e o novo cliente já não fazia nenhuma objeção. Estava conquistado.

Saiu da caixa também um suporte para recuperação de sapatos, pedaços de couro para salto, pregos, cola, faca, alicate e martelo. Em poucos minutos o trabalho foi concluído, pago, e o cliente satisfeito disse que viria no dia seguinte com outro sapato em condições semelhantes.

A história se completou, quando aquele completo profissional nos disse que há dois anos, desempregado, resolveu ser engraxate. Porém em praças, a competição seria difícil com os garotos que já estão há muito tempo no ramo. Então resolver partir para estacionamentos naquela grande avenida, onde grande parte dos clientes são senhores, com sapatos sociais, que raramente tem tempo de levar seus sapatos aos profissionais estabelecidos. Hoje, ele percorre a mesma avenida, visitando estacionamentos em horários previamente estabelecidos, e tem uma agenda em um caderno espiral, com alguns horários definidos, para clientes fixos, certamente especiais. Também atende a residências para todo tipo de serviço, porém não trabalha no interior, e sim na calçada. São aproximadamente vinte trabalhos de graxa e cinco reparos executados diariamente, de segunda a sábado.

Então, vamos aplicar a teoria a este profissional:

 Seu produto é o serviço de reparo e conservação de sapatos de couro, de forma completa. Atende desde sapatos sociais até sandálias mais elaboradas e coloridas;

 O preço da engraxada é o mesmo de mercado, e o dos serviços de reparo são, em média, metade do preço dos sapateiros;

 Sua disponibilidade é total, àqueles clientes identificados, inclusive com um agendamento prévio, conforme desejo dos clientes;

 Sua divulgação é para um público definido, de forma adequada, com informações úteis e um bom poder de convencimento.

Em Marketing chamamos isso de “Quatro Pês”, ou “Composto de Marketing”. O primeiro é o PRODUTO, que deve ser completo, com qualidade que o cliente identifique, garantindo assim a satisfação e consequentemente a fidelidade. Em seguida em o PREÇO, que deve estar adequado à clientela. Neste ponto, dizemos que existe preço e valor, sendo que preço é o conjunto de custos, acrescido de uma lucratividade que o fornecedor deseja, e valor é aquilo que o cliente está disposto a pagar. Pode-se ter um valor bem além, se o Composto de Marketing for adequadamente trabalhado. Temos também o PONTO, ou PRAÇA, que é o local onde o produto é disponibilizado, e por último, porém não menos importante, a PROMOÇÃO, que é a divulgação do produto à clientela. Uma outra questão importante, bem trabalhada no Composto de Marketing, é a Segmentação de Mercado, ou seja, a identificação da clientela, conforme cada um dos pês, adequando-se conforme a necessidade ou desejo do público consumidor.

A organização que trabalhar adequadamente o Composto de Marketing, certamente terá grandes chances de ter sua sobrevivência e lucratividade garantida, sendo ela uma grande corporação, ou um simples empreendimento pessoal, colocado em uma garupa de bicicleta...