A fé vem de Deus

Hebreus 11:6 – “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que os buscam”.

Em primeiro lugar, o que é fé? Quem não gosta de pegar um atalho quando o caminho é longo e difícil? Em muitas situações, essa é a solução, mas na vida espiritual, as coisas não são assim. É completamente impossível chegar a Deus sem fé. Não há outro meio. No entanto, não podemos nos esquecer de que quem crê de verdade não vive inerte para esta condição. Quando acreditamos em alguma coisa, nós nos dedicamos a ela. Quem se aproxima de Deus deve crer que Ele atende a quem o procura e deixa agir em conformidade com a fé.

Aos nos depararmos com esta carta encontramos de imediato algumas perguntas que não podem se respondidas de modo satisfatório: Quem escreveu? Para quem escreveu? Quando escreveu?

O que é mais importante para o leitor é a mensagem atual da carta. Não se pode negar que a direção geral do argumento da carta mostra-se difícil para o leitor. O que podemos entender é que o autor é profundo conhecedor do Antigo Testamento.

Que lições podemos tirar do texto em pauta?

1ª Lição: “De fato, sem fé impossível agradar a Deus”

O autor inicia a apresentação da galeria da fé falando em Abel (4), Enoque (Gn.5.21-24)(5), e aqui faz uma pausa e reforça se pensamento: “sem fé é impossível...”. O relacionamento entre o homem e Deus (criatura e Criador) é edificado numa confiança mútua. Se nos determos em todos capítulo 11, veremos grandes nomes e grandes exemplos de fé. A fé é uma necessidade absoluta em Deus (1) para entendermos que Deus é o criador de tudo (3).

2ª Lição: “porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia...”

Aqui, fica claro o ponto central do texto. A idéia de aproximar-se de Deus.

A presente declaração deve residir em nossos corações como uma necessidade de crer na existência de Deus. E o autor está argumentando a partir da experiência humana da comunhão com Deus para o fato de que sua fé na existência de Deus deve ser verdadeira.

Podemos então entender que nossa comunhão com Deus está ligada pela fé, e que sem fé é impossível agradá-lo.

Como vai a sua fé?

Devemos medita sempre na galeria da fé, tirar lições e nos aproximarmos de Deus com fé. Ele retribuirá pelo que necessitamos.

Que Deus nos abençoe!