RÁDIO TEM HISTÓRIA

RÁDIO TEM HISTÓRIA

Quem lida com o rádio se apaixona com sua história, juntamente com os participes desse teatro de operações, que veio tornar o mundo mais acolhedor e encurtar as distâncias. O comunicador de rádio é “valente”, bravo e enfrenta os embates da vida sem se deixar abater e com naturalidade repassa aos ouvintes as boas e más noticiais. Radialista quando te apontarem um defeito, o aceita, pois quem tem ética supera as grandes pedras de tropeços que surgem em nossas vidas. Uma nova mania está surgindo em grande escala, a coleção de rádios antigos. O comércio dessa bela invenção cresce pari e passo e surgem grandes raridades que embelezam os olhos dos apreciadores e colecionadores. Alguém já ouviu falar no Grupo Ana Rech de Comunicações? O proprietário do Grupo Ana Rech: Peruquinha e seu Conselho Administrativo Ana Rech sedia um dos maiores grupos de comunicação do mundo, o Grupo Ana Rech de Comunicações possui entre seus veículos midiáticos, uma rádio, uma rede de televisão em construção e cerca - de 12 jornais que circulam no mundo todo. O proprietário do Grupo Ana Rech é o magnata das Comunicações, Peruquinha, que apresenta todos os dias o inenarrável “Programa Peruquinha Show” .

O atual slogan da rádio é: "Rádio Ana Rech, a rádio que você é obrigado a ouvir!" Ana Rech é o maior bairro da cidade de Caxias do Sul e o lugar de maior aglomeração populacional dos Estados Unidos do Sul, sendo inclusive maior que a própria Caxias do Sul. Foi sede da Copa do Mundo de 1982 e é forte canditada a sede das Olimpíadas de 2012. É também o único bairro do mundo que pertence ao G8, Grupo dos países mais poderosos do mundo, e popularmente conhecidos como AR+7. Entende-se por Ana Rech, a minúscula vila, localizada no final do trecho da Auto-estrada Ana Rech-Caxias. Entretanto, a megalópole se extende aos seus limites. São Ciro, Castelo, Capivari (o bairro animal), Serrano, Mariland, Brasília (non a capital, o bairo cáspita!) e a região separatista dos Jardins (Jardim Eldorado, Jardim Eldorado II, Jardim Adorado, Jardim Iracema e Jardim da Minha Casa) formam a conhecida Grande Ana Rech. É também em Ana Rech que se encontra em operação a maior rádio do mundo, a Rádio Ana Rech, de propriedade do Grupo Ana Rech de Comunicações.

Entre as atrações da rádio, figuram programas de renome intergalático como "Boa Noite Ana Rech", "Padre Bruno - Acordando a Vila" e o mais famoso de todos os “Programa Peruquinha Show” . Ana era conhecida internacionalmente pelo seu pequeno tamanho foi fundada em (1.877) pela imigrante italiana Ana Rech, que veio da Itália para o Brasil com o objetivo de abrir um bordel de luxo em São Paulo. Como foi vítima do golpe do Bilhete Premiado (conhecido naquela época com 'Il golpe du Billeti Premiatto') ao desembarcar no Porto de Santos, rumou para o que então era o Sul do Brasil em busca das árvores de salame e formai, como todo bom italiano. Chegando ao Sul, abriu seu negócio (no sentido mais literal possível) e começou a faturar. Em meados de 1970, em sua homenagem, foi erguida uma estátua em frente à Igreja Matriz, que hoje figura ente as Novas Sete Maravilhas do Mundo.

Essa é mais uma das histórias quase que pitorescas daqueles que se embrenham no caminho do rádio e saem vencedores. O rádio também tem seus ídolos e heróis. Para elaborarmos esse trabalho de pesquisa sobre o rádio contamos com apoio incondicional do site: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Ana_Rech.

A TVA pertencente ao grupo se encontra em fase de testes, , o Canal 9 é a rede de televisão que informa todas as noites o povo anarechense. Foi à primeira rede de televisão do Brasil. Os mais antigos afirmam que técnicos da recém fundada TV Globo, vieram da Guanabara para ver como funcionava a já veterana TVA (alcunha usada desde os anos 50, que significa Televisão Anarechense Ltda.). O slogan atual da rede de televisão do grupo é: "O 9 é mais que o 8!", em alusão aos 8 Channel, da concorrente. Entende-se por Ana Rech, a minúscula vila, localizada no final do trecho da Auto-estrada Ana Rech-Caxias. Entretanto, a megalópole se extende aos seus limites. São Ciro, Castelo, Capivari (o bairro animal), Serrano, Mariland, Brasília (non a capital, o bairo cáspita!) e a região separatista dos Jardins (Jardim Eldorado, Jardim Eldorado II, Jardim Adorado, Jardim Iracema e Jardim da Minha Casa) formam a conhecida Grande Ana Rech. Há quem afirme que o dinheiro faz defunto rir. Outros afirmam que ele faz as águas correrem para cima ou para baixo . Sócrates, referindo-se à força da fortuna , disse que o dinheiro e a virtude são como dois pratos de uma balança: um não sobe sem que o outro desça.

Se essa virtude do vil metal crescesse em nossas mãos com certeza montaríamos o maior e mais moderno museu de rádios de nosso país. Regency e seus primeiros anos tiveram como pontos principais, o lançamento do primeiro Rádio Transistorizado do mundo e o sucesso esperado do mesmo., o regency modelo TR-1. O comercial transistor , foi apresentado aos consumidores americanos em outubro de 1954, a tempo de alcançar as festas de Natal. O -IDEA, fez com que Ed Tudor tornar-se presidente da empresa. Em 18 de julho de 1947, a companhia foi transformada numa grandiosa corporação com vários projetos de rádios UHF de uso exclusivo das polícias. Já em a950 a empresa produzia seus produtos, inclusive estabilizadores, em 1950 construíram 10 televisores e deixaram de lado o projeto, visto que a RCA, tinha mais tecnologia. Devido ao péssimo sinal de imagem a Regency colocou no mercado um “booster’(amplificador de sinal para TV.)”. Pelos idos de 1950 com a invenção dos transistores pela Bell Labs em 1947, como isso ganharam o premio Nobel em 1956, como os grandes fabricantes de rádio e televisão, esqueceram as válvulas e não levaram a sério o novo invento e componente devido a diferencias na freqüência e limitações na potência, visto que o custo era alto e a produção também.

A regency foi à iniciadora dos famosos e úteis rádios portáteis. O primeiro rádio da Philips surgiu em 1927 que a Philips fabricou o seu primeiro receptor completo: No dia 6 de Setembro, na feira de Utrecht, é apresentado o rádio 2501 , primeiro receptor da Philips com alimentação e altifalante separados. O Primeiro Rádio do Mundo –teve o desenvolvimento da radiocomunicação se inicia no século XVI, com os primeiros estudos sobre o eletromagnetismo. (A verificação experimental do alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), em 1887, da existência das ondas de rádio mais tarde chamadas de ondas hertzianas), com propriedades semelhantes às das ondas luminosa, revela novas possibilidades para a programação da voz.

Pouco depois, o físico Édouard Branly (1844-1940) constrói um aparelho que capta essas ondas, conhecido como coesor. Em 1896, o russo Aleksandr Popov (1859-1905) desenvolve a antena transmissora de sinais a pequenas distâncias e, no mesmo ano, o italiano Guglielmo Marconi tira patente de seu telégrafo sem fio, que transmite e capta sinais a até 100 metros - considerado o primeiro rádio do mundo. Somente em 1924 as primeiras transmissoras de imagens - contornos de objetos e, aos poucos, vagas fisionomias humanas - são realizadas, por John Logie Baird (1888-1946), na Inglaterra e por Charles Jenkins (1867-1934), nos EUA. Suas experiências se basearam nos estudos do inglês Willoughby Smith, em 1873, que comprovam a propriedade de o elemento químico selênio transforma a energia luminosa em energia elétrica. Assim construímos mais uma matéria sobre a história desse grande invento da humanidade, o rádio.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 30/04/2008
Código do texto: T968733
Classificação de conteúdo: seguro