AMIGOS DO RECANTO ! CONHEÇAM A APBP .

BACKGROUND

A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, fundada em 1956 em Liechtenstein por Erich Stegmann, tem providenciado, por mais de 50 anos, uma vida independente para artistas que não têm o uso de suas mãos.

Todos os membros dessa sociedade internacional são incapacitados de pintar usando suas mãos, e todos são beneficiados com a satisfação em poder ganhar seu próprio sustento, independente de caridade. Uma vez que se tornam “membros” (sócios), seu trabalho deve ser de um padrão que possa competir em estética e base comercial com os trabalhos de artistas convencionais. Uma vez aceitos como membros, é garantida a eles uma renda substancial por toda a vida, mesmo se forem incapacitados de continuar a pintar. Isso é providenciado através da renda derivada da venda de seus trabalhos como: cartões, calendários e outros.

A renda das vendas também provê bolsas para pintores com a boca ou com os pés, que primeiramente não podem atingir os padrões exigidos de um “membro”, assim suas habilidades podem ser desenvolvidas e encorajadas. Além disso, subvenções são feitas para equipamentos especiais e tratamento em algumas circunstâncias.

Essa cooperativa mundial única é gerenciada e administrada sob o controle e supervisão de seus membros, todos artistas sem o uso de suas mãos.

A Associação conta com mais de 700 artistas em mais de 70 países, e não faz distinção alguma entre nacionalidade, raça e crença. Atualmente, há 36 pintores no Brasil, e a Associação procura ativamente por novos estudantes e membros.

Todos os artistas recusam caridade, preferindo reter seu respeito próprio competindo em termos iguais com artistas normais; eles fazem de tudo para assegurar que sua Associação seja entendida como um trabalho, um negócio, e que não seja confundida com entidades filantrópicas, colorindo assim a apreciação pela sua arte por sentimento.

Vários artistas membros têm tido seus trabalhos aceitos em exposições internacionais e ganham medalhas e outras honras por realizações artísticas e acadêmicas.

O sucesso das vendas de seus produtos num mercado altamente competitivo, ajuda a assegurar aos artistas um estilo de vida independente que realça a atividade do seu trabalho criativo, livre de preocupação financeira. Para esse fim, os artistas possuem sua própria empresa de edição, ou indicam editores para produzir, distribuir e vender os produtos característicos de seu trabalho.

Eles também têm especialistas financeiros e legais para cuidar de seus assuntos, e têm sido bem sucedidos em manter os custos de administração abaixo de 7% da renda das vendas.

Para serem reproduzidos, os trabalhos são inteiramente selecionados com base no potencial de vendas artístico, e não nas necessidades dos artistas a fim de contribuir com a renda da sociedade em qualquer ano.

Dr. Richard Hiepe, um eminente historiador da arte, disse uma vez:

“Essa Associação se classifica entre uma das mais audaciosas aventuras sociais do nosso tempo. Não muito tempo atrás, tais pintores eram meramente ditos como maravilhas raras ou como exemplos singulares de suas próprias conquistas heróicas. Só recentemente, e com as atividades da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés e seu trabalho, é que isso se tornou um conceito geral...”.

“Um tem que suportar o caminho que conduz para suas criações – a aflição física e emocional pela qual eles se levantam. Geralmente a perda das mãos não é o único infortúnio: doenças e sofrimento freqüentes pelos quais o mundo saudável tem apenas um conceito, constantemente acompanham sua existência. O trabalho artístico é uma liberação para aqueles que são tão aflitos. Pela virtude do seu trabalho, os artistas se tornam seres novos e integrados...”.

“A Associação faz com que os artistas sejam independentes de toda a miséria da caridade publicamente conduzida. Mas, mais significante que isso, os inspira com a consciência de uma vida construtiva adquirida através do esforço pessoal e da construção de uma existência independente. Eles realizam isso através da sua arte.''

• Visite nosso site: www.apbp.com.br

Obrigado a todos!

Pintores com a Boca e os Pés Ltda.

Rua Tuim, 426

Cep: 04514-101

São Paulo – SP

Tel: 11 5051-1008

Fax: 11 5051-0797