Um grande erro anunciado 

            Quando o EUA resolveu invadir o Iraque decretando uma guerra sem sentido para depor o ditador Saddam Hussein , toda a comunidade internacional sabia que aquele ato era uma insanidade de Bush. Que não resultaria em nada, apenas mortes de civis iraquianos, soldados americanos e de outros paises aliados. 

            Já se passaram mais de 5 anos da invasão americana sobre o Iraque e vemos como resultado um pais (Iraque) em constante guerra civil, onde nem as tropas americanas, nem as aliadas não conseguem harmonizar para sair daquele país, se sentindo responsáveis pelo erro cometido. 

            Certamente, os EUA sendo a maior potência mundial e devido aos atos terroristas, muitos paises renderam-se as apelos de Bush e entraram nesta barca furada (guerra) e de alguma forma todos acabaram sendo atingidos pelas conseqüências deste ato desastroso. 

            Porém, as conseqüências piores ocorreram para o EUA. Teve um grande numero de baixa de soltados e ainda foi arrastado numa profunda crise econômica. 

            Os americanos tiveram a oportunidade de reverter a situação, se na ultimas eleições presidências não reelegessem. Porém, por medo conseqüência de uma campanha eleitoral feita por Bush, que se apresentou como o único que poderia vencer o terrorismo, os americanos cederam dando a ele o poder de continuar com esta insanidade.

            Porém, dois anos após, os americanos acordaram limitando os poderem de Bush quando elegeram um numero expressivo de democratas. Certamente, se isto não houvesse ocorrido o EUA estaria mergulhado numa crise econômica sem procedência.  

            Hoje vemos um EUA tímido, amedrontado onde é provocado por inúmeros paises, alguns deles até mesmo sem expressão política. No entanto, se cala por se encontrar de certa forma quebrado financeiramente e abalado moralmente, devido ter errado drasticamente ao invadir o Iraque.

            O que vemos atualmente é uma potência mundial de cabeça baixa, mergulhada numa grande crise econômica. Americanos com suas auto estima abaladas e sendo humilhado sem voz a nível mundial. 

            A grande esperança de levantar novamente este gigante está nas próximas eleições para presidente caso vença os democratas. Quem sabe, isto possa reverter esta situação, os EUA assumindo publicamente o erro da invasão ao Iraque e procurando construir uma política mundial respeitando os paises e suas soberanias. 

            Como de tudo podemos tirar um bem, este episódio lamentável dos EUA liderado por Bush pode servir como lição aos povos de todos os países – embora já tivéssemos tantos exemplos desastrosos como estes que resultaram em genocídios que sempre envergonharão a humanidade. O exemplo que fica é; o que um insano liderando um país é capaz de fazer. A sociedade precisa aprender escolher melhores seus governantes, pois são pelas mãos deles que se pode construir uma humanidade melhor, ou destruí-la em pouco tempo.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 27/04/2008
Reeditado em 27/04/2008
Código do texto: T964557