Modelos de Estratégia Empresarial

Como as organizações formulam importantes decisões e fazem a conexão para integrar com suas estratégias? Podemos iniciar descrevendo cada modelo. Consideremos neste caminho que cada modelo surge da reflexão de uma complexa realidade de criação da estratégia.

*******O modo empreendedor*******

Este modo é o primeiro a discutir, pois antes dos economistas foram os indivíduos que fundaram as empresas. O empresário encontrou capital e construiu oportunidades formar novas combinações. O modelo empreendedor de construção de estratégias é dominado pela atividade de procurar novas oportunidades. A organização empreendedora foca em oportunidades e os problemas são secundários. Na organização empreendedora o poder é centralizado nas mãos do executivo principal. A construção da estratégia no modo empreendedor é caracterizada pelo salto adiante do incerto. O crescimento é o objetivo dominante na organização empreendedora. De acordo com pesquisas cientificas sobre motivação organizacional observa-se que o empreendedor é motivado sobre tudo no que precisa para a realização. As criações dos objetivos da organização são simplesmente a extensão de si próprio, onde concluímos que o objetivo que domina operacionalmente a organização no modo empreendedor é o crescimento e a manifestação tangível da realização. Resumindo, podemos concluir que a organização empreendedora operacionalmente sugestiona o envolvimento de ações maleáveis, uma força enfrentada e controlada.

*******O modo adaptável*******

São quatro características distintas no modo adaptável de construção da estratégia: Objetivos claros não existem neste modo de organização. No modo de organização adaptável é pego uma complexa rede de forças políticas. Sindicatos, diretores, proprietários, grupos, agencias governamentais, entre outros... Cada um precisa e influencia as decisões. Não existe uma fonte de poder principal, e nem um simples objetivo. O sistema de objetivo da organização é caracterizado por negociação entre estes grupos. No modo adaptável a construção da estratégia é caracterizada pela solução relativa para problemas existentes como algo proativo procurando por novas oportunidades. A organização adaptativa trabalha na dificuldade que o ambiente impõe com muitos problemas e crises, A organização adaptativa faz incrementos nas decisões em etapas. Porque o ambiente é complexo e a empresa adaptável acha que o feedback é um ingrediente fundamental na construção da estratégia. Decisões separadas são caracterizadas na organização adaptativa. Decisões não podem ser facilmente relacionadas no modelo adaptativo.

*******O modo de planejamento*******

Em recente livro, Russel Ackoff separou três características dos chefes no modelo de planejamento: - Planejamento são algumas ações para podermos avançar nas ações, na antecipação da construção da decisão. - Planejamento é requerido quando desejamos envolver cenários de decisões interdependentes. – Planejamento é o processo no qual direcionamos para produzir um ou mais cenários de futuro no qual desejamos e escolhemos nossa expectativa para acontecer a menos que alguma coisa esteja terminada.

Planejamento é formar demanda racionalidade e senso econômico. O ator chave no processo é a analise. Quem utiliza técnicas cientificas para desenvolver planos compreensivos e formais.

No modelo de planejamento a analise possui o papel principal na construção da estratégia. No modelo de planejamento o foco na sistemática de analise, particularmente na avaliação dos custos e benefícios são pospostas de competição.

*******A determinação da estratégia*******

Quais condições que guiam a organização a favor de um modelo da construção da estratégia em relação aos outros? Precisamos definir um número de características internas das organizações, como natureza da liderança, características do ambiente, tal como competição e estabilidade.

NOTA DO AUTOR:

No modelo empreendedor requer uma construção da estratégia autoritária com poder individual. O uso do modelo adaptativo é sugerido para organizações com complexas faces, com rápidas transformações no ambiente. No modelo de planejamento, as organizações terão que ser o grande o suficiente para fornecer uma analise de custo formal, e muitos objetivos que são operacionais.

Certamente poucas organizações podem utilizar um modelo puro. Mas é provável que nas organizações possamos encontrar uma combinação e necessidade dos três reflexos. Implicações para a estratégia de planejamento.

Um ponto muito importante nesta estratégia: Planejamento não é uma panacéia para os problemas de construção da estratégia. É obvio que isto parece existir um pequeno reconhecimento nos livros de planejamento. Fomentar uma busca no foco abstrato, modelos simples de planejamento cogita-se dois modos de construção da estratégia. Existem pequenas surpresas quando se encontra muita frustração entre planos formais. Na soma o planejamento pode compensar uma série de planos contingenciais para ajudar o administrador com um numero de eventos possíveis para o inesperado, efeitos devastados na organização. Ele pode ser preparado também para o plano em tempo real. Na preparação do caminho, planos podem adaptar de perto para si as realidades da construção da estratégia.

Um forte abraço e até o próximo mês!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

MINTZBERG, H. Strategy- making in three modes. California Management Review, v. 16, n. 2, Winter, 1973.