Um pouco sobre o Rock
Lançando mão da história, são notáveis e únicos os dois principais países que influenciaram o nascimento do gênero musical chamado Rock 'n Roll, ou simplesmente Rock. Claramente Estados Unidos da América e Inglaterra dão suporte para os grandes nomes da história desse gênero. Mas vamos nos ater à linha cronológica dos fatos.
O nascimento do Blues, o pai do Rock
O Blues, gênero musical característico por seu ritmo marcante, nasceu no sul dos Estados Unidos, a parte pobre e negra desse país. A primeira composição datada de blues, surgiu em 1912 com a múscia St. Louis Blues de W. C. Handy. A partir daí surgiram diversos compositores nas décadas seguintes dos quais podemos citar: B.B. King, Robert Johnson, dentre outros. Mas o advento do Rock propriamente dito veio na voz imortal do rei Elvis Presley. Com um comportamento considerado indecente, uma voz e estilo jovem e sensual, um violão baseado na levada musical do blues e muita criatividade, Elvis conquistava muitos fãs, e repentinamente o garoto simples de Memphis ganhara o mundo. Contemporâneos de Elvis e muito importantes no desenvolvimento do Rock, podemos citar Jerry Lee Lewis e Chuc Berry.
O Rock no auge
Nos anos 60, o Rock estava no auge da popularidade entre os jovens e era um instrumento de crítica, manifestação e rebeldia. O fatídico ano de 1968 também foi marcado pela presença de vários nomes consagrados da história do Rock. Dentre os acontecimentos dessa década, podemos citar: O festival de Woodstock, o movimento Hippie , os Panteras negras, entre diversos. Os nomes com forte destaque nessa década são óbvios: The Beatles, com a beatlemania e a modinha criada, The Rolling Stones, dinossauros do Rock, The Who, grande influência, The Doors, e o psicodelismo, Jefferson Airplane, Emerson Lake & Palmer, Yes, o surgimento efetivo do rock progressivo, Yardbirds, The Animals, Creedence Clearwater Revival e vários outros que merecem ser citados noutra ocasião. Enfim, dando maior destaque agora às personalidades marcantes dessa época, podemos começar com Janis Joplin, imortal cantora, uma das que inauguraram o vocal feminino, dando voz à cantoras como Joan Baez, também podemos citar Jim Morrison, o homem lagarto, como era conhecido, poeta e admirador de signos literários como Aldous Huxley e Rimbaud, e é claro, o homem considerado o maior guitarrista de todos os tempo: Sir. James Marshall Hendrix, ou simplesmente Jimi Hendrix. Esse sim, um deus-homem com a guitarra na mão, com seus solos inesquecíveis, sua criatividade assombrosa, seu rock/blues mais pesado, seus licks e riffs, seus feitos como tocar com a língua, queimar a guitarra durante show, e trasnformar frases de guitarra em solos virtuosos enlouqueceram o público que jamais havia se deparado com algo parecido. Todas as grandes personalidades citadas eram ou dos EUA ou da Inglaterra, não sendo de extrema necessidade diferenciar quem nasceu aonde.
Década de 70 e a explosão do Hard Rock
A década de 70 trouxe consigo o surgimento de pilares fortíssimos da história do Rock. No início dos anos 70 nasceram também três bandas que deram destaque enorme ao Rock pesado, ao Hard Rock: Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin. Esses três gigantes revolucionaram o modo de encarar o Rock, ele passava a ser agora sinônimo de guitarra distorcida, bicordes pesados e ritmos alucinantes. Também é necessário citar as demais bandas que deram qualquer outro tipo de significação ao Rock, que não necesariamente se encaixa no de Hard Rock: Pink Floyd, instaurando a continuidade do rock progressivo de ótimo padrão, Alice Cooper,nascida nos EUA e combatendo o rock inlgês pesado, Kiss, Queen, Ramones, Sex Pistols, David Bowie, entre outros. Essas bandas foram fundamentais para decidir os rumos que o Rock tomaria: Queen instaurou uma nova forma de ver o Rock, Kiss, é, acho que é desnecessária qualquer colocação, Ramones e Sex Pistols, trazem vida ao Punk, movimento que seria de grande influência e movimentaria o cenário musical até hoje.
Final dos anos 70 e início dos anos 80
Aí continuam a surgir clássicos e gênios, imortais e marcos históricos. Nessa passagem e na subsequente continuidade dos anos 80 surgem: AC/DC, nem precisa falar nada né? , The Clash, The Police, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Motorhead, Megadeth, Whitesnake, Judas Priest, Steve Vai, Joe Satriani, Van Halen, entre muitos outros. Nos anos 80 ganha força também, o início de uma ramificação do Rock comumente chamada de Metal. O Heavy Metal, como também é conhecido, é um gênero musical pouco distinto do Rock, mas que deu novos rumos e visões na forma de se conceber o "roqueiro". Agora roqueiro era sinônimo de correntes, piercings, tatuagem, casacos de couro, calça rasgada, cabelo comprido entre outros, num mistura enorme de gêneros e estilos tais como: o próprio metal, o rock clássico, o punk, o new wave, os hippies, o progressivo, o hard rock, e aí vai...
Chegamos finalmente aos anos 90, e a explosão de bandas dá uma caída. Surgem porém clássicos nos finais de 85 a 89, e início de 90 como: Guns 'n Roses, Nirvana, Pearl Jam, R.E.M, Soundgarten, Alice in Chais e Red Hot Chilli Peppers, numa invasão da nova onda: O Grunge. São desnecessários quaisquer pedidos de clemência aos leitores pela não citação de algum nome ou banda, visto que faço um apanhado geral dos fatos. Enfim, nessa recapitulação deixo aí uma lista dos grandes guitarristas que marcaram sua época.
Anos 60 ou anteriores
Keith Richards ( The Rolling Stones )
George Harrison ( The Beatles )
Pete Townsend ( The Who )
Chuc Berry
Robert Johnson
Jimi Hendrix
Anos 70
Jimmy Page ( Led Zeppelin )
Toni Iommi ( Black Sabbath )
Ritchie Blackmore ( Deep Purple )
Eric Clapton
Jeff Beck
David Gilmour ( Pink Floyd )
Dave Murray ( Iron Maiden )
Johnny Ramone ( Ramones )
Brian May ( Queen )
Joe Striani
Final dos anos 70 e início dos 80
Kirk Hammett ( Metalica )
Randy Rhoads ( Ozzy Osbourne )
Zakk Wylde ( Ozzy Osboune )
Jake E. Lee ( Ozzy Osbourne )
Eddie Van Halen
Steve Vai
Yngwie Malmsteen
Mark Knopfler ( Dire Straits )
Final dos anos 80 e início dos 90
John Petrucci ( Dream Theater )
Slash ( Guns 'n Roses )
Steve Morse ( Deep Purple )
Stevie Ray Vaughan