Amar sem Amor

Que é um romance sem um par romântico?

O mesmo que se masturbar?

Ou melhor

Que será um amor Platônico?

O mesmo que sexo Planizado...?

Ou ideologia sexual...

Um Amor para recordar

Um Amor para inspirar

Um Amor para sonhar

Um verbo para verbalizar...

Um Platão Platônico

O conceito de amor platônico surge, assim, num contexto em que se debatia a pederastia (homossexualidade) mundana contra o amor filosófico puro (castidade), decorrentes da visão contida nos escritos de Platão

Para Linda Rapp, Ficino queria definir o amor platônico como "...uma relação que inclui a um só tempo o físico e o espiritual. Assim, na ótica de Ficino aquele amor é o desejo da beleza, enquanto representação do divino".

_Eu penso: Não consegui chegar em um senso, será eu Homossexual ou estou tendo um surdido ataque de auto-castidade?

Uma Literatura Platônica

Tirando o Pré conceito Eros(Amor), Amor platônico primeiramente foi compreendido como algo elevado, ligado à castidade e, no romantismo, sinônimo do amor inatingível, do qual o amante teria apenas a satisfação ideal , não carnal.

Em contraposição, o amor socrático seria aquele referente à pederastia, ou à atração erótica do mestre por seu discípulo. Salvo, do(a) discipulo(a) por seu mestre.

Platão defendia que o Verdadeiro Amor nunca deveria ser concretizado, pois quando se ama tende-se a cultuar a pessoa amada com as virtudes do que é perfeito. Quando esse amor é concretizado, não raro aparecem os nativos defeitos de caráter da pessoa amada.

Eu digo:

_Lindo pensamento de platão, até me conforta amar um sujeito dessa forma um tanto quanto Poética. Versatilmente falando, mesmo que o “verdadeiro amor” seja concreto as idéias platônicas existem, idealizar seu parceiro(a) é algo normal.

Filosofando o platônico

Os filósofos neo-platônicos do Renascimento estabeleceram uma concepção deste amor como o ideal de amor humano. Castiglione e Bembo desenvolveram um conceito de amor platônico segundo o qual o homem supera a sensualidade quando sua razão compreende que a beleza é tão mais perfeita quanto mais afastada está da matéria impura e corrupta. Através desse conhecimento, o amor se transforma em um "afeto platônico", que é a união exclusiva da mente e da vontade de ambos os amantes.

Eu pergunto:

_Onde existe este tipo de amor?

_Na relação entre Pais e Filhos? (Digo normal, e não incesto)

_Então resumindo os cara ai de cima definem o Amor Platônico como uma Utopia.

Este afeto mútuo conduzirá a ambos à contemplação da beleza universal e, portanto, à contemplação de Deus. A beleza corporal não é bela em si mesma, é a imagem refletida da beleza espiritual, e a alma humana deve aspirar a conhecer e amar essa beleza essencial. Por isso, o amor à beleza física é um passo até o objetivo final de união com a beleza última, e única real, do sagrado.

Desta idéia se despreende que a concepção filosófica do amor ideal oferece uma justificativa para centralizar os valores da vida exclusivamente no amor humano que legado de Deus, sem considerar todos os demais valores. A tragédia está em que a natureza do homem combina a matéria com o espírito, e o corpo físico impulsiona fortemente a que se rompa o círculo cósmico do amor, quando ancorado num amor imperfeito e inferior.

Uma idéia:

_Não o amo fisicamente, pois não há contato e nem reciprocidade da sua parte. Lindo e puro o amor que sinto por ti. Mas, turbilha em meus pensamentos atos fisicamente fortes,rsrs. O Amor cósmico(espiritual) se une ao amor imperfeito (materialmente imaginado)

_Amo-te Platônicamente?

Juliana deCiola
Enviado por Juliana deCiola em 17/04/2008
Código do texto: T949226
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.