Quando odeio o meu colega de trabalho

Conviver com quem não se gosta é um caso sério. É muito comum nos depararmos com colaboradores que não se toleram no seu ambiente de trabalho. Na minha experiência, em comando de equipe, já passei por este tipo de situação e confesso que não é um dos problemas mais simples para se resolver.

Em primeiro lugar, o líder deve conhecer minimamente seus colaboradores a ponto de formar uma opinião sobre a personalidade cada um - de forma isenta, é claro. Em segundo lugar, o líder tem que procurar possíveis causas que levaram um colega de trabalho não gostar do outro. E, finalmente, conversar com os desafetos.

Não se pode esquecer que o ser humano é um animal complicado de nos relacionarmos. Ninguém é igual a ninguém, e personalidades existem aos milhões. Mas, problemas de relação nas empresas não acontecem de forma sobrenatural, de repente. Sempre há um motivo (ou motivos) concreto que dá início à discórdia, mesmo que esse motivo seja subjetivo, como, por exemplo, o fato de um não ir com a cara do outro.

Por incrível que possa parecer, casos desse tipo são mais fáceis de superá-los, pois às vezes o que falta é apenas uma oportunidade de um colaborador conhecer o outro de forma mais próxima - eventos como os programas de treinamentos costumam ser ótimos momentos para os colaboradores se conhecerem melhor. Ou seja, há casos em que você não gosta de uma pessoa à primeira vista, mas após conhecê-la um pouco mais acaba mudando de opinião em relação a esta.

Mas, quando o motivo for mais grave do que apenas um colaborador não "ir com a cara do colega"? Quando a razão é mesmo falta de confiança, de infidelidade, de intriga etc? Aí o esforço do líder cresce de maneira considerável na tentativa de reconciliar os colaboradores; caberá a ele ser um elo eficaz nesse processo de distensão profissional, por assim dizer.

Talvez por vir de uma família humilde, costumo utilizar os chamados "ditados populares" para tornar mais didáticas as nossas reflexões. Pois bem, tem um ditado que diz: "quando um não quer, dois não brigam". Não é simples? E tem outra coisa, até que me provem o contrário, brigar ou odiar alguém não faz bem à saúde. Pelo contrário, ajuda envelhecer as pessoas no corpo e na alma.

Quando era um militante político mais ativo, conheci muitos "companheiros" que simplesmente não dirigiam a palavra para uma pessoa que considerassem ser burguês. Ou seja, esses companheiros acabavam limitando suas relações de amizade, uma vez que a relação que eles construíam eram apenas com pessoas "iguais" a eles, que pensavam "igual" a eles. Eu também já passei por uma fase de ter pré-conceito, por exemplo, em relação a chefes. Assim, todo chefe para mim era ruim, carrasco e, pelo fato de ser chefe, só pensava em ferrar os seus colaboradores. Era o que eu achava.

Que realmente existem chefes assim, isso ninguém tem dúvida, mas daí a querer generalizar vai uma distância muito grande. Estou dando esse exemplo na tentativa de situar o problema de relação pessoal entre colaboradores. Isto é, quero mostrar como muitas situação são criadas a partir da intolerância, do pré-conceito e também da inveja. Aliás, estou convencido de que na grande maioria das vezes, as relações de amizade entre colegas de trabalhos são prejudicadas por conta principalmente desses três fatores. Aí é que o líder deve mostrar-se detentor de um conjunto de capacidades que visem dirimir as discórdias.

Percebam que não se trata do líder fazer que as pessoas se amem à força. Mas, ele é obrigado a fazer com que elas se respeitem e construam uma relação ética mútua. Estamos carecas de saber que num ambiente de trabalho onde impera a harmonia, o respeito e o prazer pelo que se faz, é a chave de sucesso de qualquer organização. O contrário também é verdadeiro: onde prevalece o ódio, a disputa tacanha, a intriga etc, os resultados não aparecem satisfatoriamente (quando aparecem...!).

Aí vocês podem dizer: "Sim, Robert, falar é fácil, mas é porque você não trabalha na empresa que eu trabalho, que está cheia de gente falsa, chefe autoritário, um horror...!? "

Para as pessoas que pensam assim, digo que é um engano achar que determinada organização é ruim sem levar em conta os vários fatores que a compõem, inclusive nós. Ou seja, uma organização não é apenas uma organização por si só. Devemos lembrar que ela é dividida em diversos setores. E aqui está o segredo da história: por que não transformar o meu setor num ótimo ambiente de trabalho? Por que ao invés de focar a atenção nas minhas tarefas cotidianas, prefiro ficar preocupado com o que ocorre em outros setores, ou mesmo na alta cúpula da empresa? Será se é impossível fazer do nosso setor um diferencial dentro da empresa? Sinceramente, acho que não.

Para encerrar meus caros leitores, nunca é demais lembrar que problemas e "sapos para se engolir" existem em todos os lugares. Pior do que conviver com quem não se gosta é viver se nutrindo de desgosto. Transforme o lugar onde você trabalha num espaço prazeroso e ponha uma faixa imaginária inscrita: "ninguém é capaz de me deixar triste e estressado. E mesmo que consigam, será só por um momento e logo passará".