COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO
A palavra comunicação tem uma sinonímia bastante vasta. Tem nascedouro no latim communicatione é quer dizer ou está relacionado ao ato ou efeito de comunicar, ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual. Por extensão a palavra comunicação pode ser a ação de utilizar os meios necessários para realizar tal comunicação ou a mensagem recebida por esses meios. Como denotamos através dos significados a comunicação tem uma importância fausta para a população, profissional e apreciadores.
Além dos anunciados podemos assim relacionar com o conjunto de conhecimentos relativos à comunicação ou que tem implicações com ela, ministrado nas respectivas faculdades, acrescentando-se a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas. Tem ligações com a exposição oral ou escrita sobre determinado assunto, participação ou aviso de fato ocorrido ou por ocorrer, convivência, trato, convívio, caminho de acesso ou de ligação; passagem; passadouro. Exerce um papel de extrema importância na engenharia eletrônica quando se interligam com a transmissão de informação de um ponto a outro por meio de sinais em fios, ou de ondas eletromagnéticas.
Bem como, na transmissão de mensagem entre uma fonte e um destinatário, distintos no tempo e/ou no espaço, utilizando um código comum. A comunicação tem várias ramificações e está presente na comunicação de massa, comunicação social dirigida a uma ampla faixa de público, anônimo, disperso e heterogêneo, atingindo simultaneamente (ou a breve trecho) uma grande audiência, graças à utilização dos meios de comunicação de massa. Na comunicação de massa, a comunicação social, própria dos seres humanos, baseada em sistemas de signos (a linguagem falada), em oposição à comunicação baseada em sistemas de instruções ou comandos, como a que se faz entre animais ou máquinas. Na comunicação interpessoal a comunicação direta estabelecida entre dois ou mais indivíduos, por meio da fala, de carta, telefone. Já na comunicação não verbal a comunicação está baseada em sistemas de significação independentes da linguagem falada, como a mímica, a pictografia, a música.
A comunicação social é inerente ao processo de comunicação de caráter indireto e mediato, estabelecido no seio da sociedade, por meio de jornal, revista, teatro, rádio, cinema, propaganda, atividade profissional que se ocupa dessa comunicação, pode assumir duas funções básicas, a comunicação de massa e a comunicação humana, na comunicação verbal é realizada através da linguagem falada ou da sua forma escrita, já na visual a comunicação se utiliza de canal visual para transmissão de mensagens.
No rol das comunicações está o rádio e é nossa intenção mostrar detalhes sobre essa invenção que poderia ter sido genuinamente brasileira. Algumas marcas que fizeram o seu sucesso e marcaram sua presença entre nós. Citamos em primeiro lugar o Echophone EC-1B (1946) USA super-heteródino para 220 Volts AC-DC, seis Válvulas- 12SA7--12SK7--12SQ7--12SQ7--35L6--35Z5, com três Faixas de ondas, médias, tropicais e curtas. Cobertura completa de 550 - kHz a 30 MHz, alto-falante com Imã permanente. Fabricado por "The Hallicrafters Companhia."- Projetado em 1945 e comercializado a partir de 1946. Tem sintonia auxiliar "Band Spread" para OC. O cabo de alimentação (line cord) inclui uma resistência de fio em toda sua extensão (redutora de tensão para o filamento das válvulas) fazendo com que o mesmo aqueça durante o funcionamento, o que o tornou conhecido como "Rabo Quente.”.
Para se elaborar um trabalho dessa magnitude é preciso de pesquisa bem elaboradas e sem elas não poderíamos concretizar o nosso intento. Usamos a enciclopédia do amigo João Melo cujo site na internet é http://www.bn.com.br/radios-antigos/frame.htm, também usamos o dicionário Aurélio para pequenas orientações. O RCA - BC 312 (1940) USA super-heteródino para seis Volts DC. (Bateria) nove válvulas iguais a VT65-VT86-VT86-VT86-VT86-VT87-VT88-VT66. - 6 Faixas de Ondas, com cobertura total de (1.500 kHz até 18 MHz). - A tensão de “+ B” é obtida de um "Dynamotor” interno, para uso Militar, foi utilizado durante a segunda guerra sendo muito pesado, foi usado primeiramente em instalações de Campanha e em veículos para comunicação móvel.
O Aviation Rádio - R105A--ARR 15 (1944-45) USA super-heteródino para Bateria de 24 Volts. (26.5 Volts) 14 Válvulas = (4) 12SJ7--(5)12SG7--(3) 12SL7--(1) 12H6--(1) 126 faixas de ondas, com cobertura total de freqüências entre - 1500 kHz e 18,5 MHz. Tem "Dynamotor” interno para as tensões de + B e 10 Canais de acionamento automático (eletromecânico) com freqüências programáveis. Foi usado durante a Segunda Guerra, e equipava os aviões caças T-6. Graças à caixa hermética, o chassi está em estado impecável, e nunca sofreu reparos.
O Bendix Aviation Limited. - BC 778-E (1943) USA radiotransmissor de cw, usado durante a Segunda Guerra (II-War), este radiotransmissor de emergência tem seu próprio gerador, acionado a manivela, para alimentar os circuitos de filamento e placa de suas válvulas. Possui chave seletora para três modos de transmissão (dois modos automáticos e um manual através do manipulador “push-button” no painel) eddystone 659/670 (1948) England.
Marine Receiver Super-heteródino para corrente contínua ou alternada de 110 ou 220 Volts. -- sete válvulas iguais UCH41--UAF41--UAF41--UAF41--UAF41--UL41--UL41 quatro Faixas de ondas, Médias tropicais e Curtas. Alto falante de “oito" com imã permanente, usa retificador de Selênio. A caixa é em liga de alumínio, com interior cromado e pintura externa. Todas as blindagens e acessórios internos têm acabamento cromado ou niquelado. O alto-falante está na lateral esquerda da caixa (interno). Esse rádio foi projetado para uso marítimo.
Bendix Endix Rádio-SCR-522A (1943) USA. Transceptor usado pela força aérea durante a segunda guerra mundial, composto da unidade transmissora BC-625-AM e da unidade receptora BC-624-A, montados no rack FT244-A e na caixa CS-80A. Válvulas do transmissor: 12A6 - 12A6 - 12A6 - 6SS7 - 6G6 - 832A - 832A. Válvulas do receptor: VT209 - VT209 - VT209 - VT135 - VT207 - VT169 - VT202 - VT203 - VT203 - VT203 - Este transceptor pode operar entre 100 e 165 MHz, de acordo com os cristais utilizados em seus quatro canais (oito cristais) programáveis e selecionáveis através de um sistema de comando eletromecânico e de forma automática.
Fabricante: Bendix Radio - Division of Bendix Aviation Corporation - Baltimore, MD. - U.S.A. Como todos podem notar a comunicação teve sua importância na história mundial, através desses aparelhos de rádio que foram usados na segunda guerra mundial em caças a jato e em navios de guerras. Queríamos afirmar que a palavra heteródino muito usada nesse artigo quer dizer o processo eletrônico de superpor uma onda portadora recebida por um radiorreceptor a uma outra, gerada neste, de freqüência um pouco diferente, produzindo-se, assim, um fenômeno de batimento, também se usa a expressão heterodino.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE