AGILIDADE INSTITUCIONAL DOS PODERES CONSTITUÍDOS
Ao ler a Folha de Campo Grande no domingo, chamou a minha atenção a informação sobre a visita do governador do estado do MS e
de nosso Secretario de Segurança Pública à Colônia Penal Agrícola da
nossa capital.
Dois fatos me surpreenderam. Promeiro, o ato ousado de nossos homens públicos em visitar uma instituição penal, onde recentemente presos armados acabaram queimando viatura da policia e quase tirando a vida de nossos policiais em violento ato armado. O segundo fato foi a utilização do helicóptero de um perigoso bandido colombiano que estava no presídio de segurança máxima graças à ação da Policia Federal e atitudes de juízes brasileiros que estão colocando a própria vida em risco ao desafiar o crime organizado, a exemplo do juíz Dr. Odilon que praticamente perdeu sua liberdade e privacidade ao cumprir de forma corajosa a sua missão de magistrado. A segunda surpresa foi muito boa, ver a Policia de Mato Grosso do Sul utilizando um helicóptero que era usado para o crime, para cumprir missões de Estado, numa visita de nosso Secretário de Segurança e Governador ao presídio.
Recordei de uma palestra do Dr. Odilon na Universidade Federal, para centenas de acadêmicos de Direito, advogado, autoridades, onde o juíz foi taxativo ao afirmar sobre a precariedade de nosso Sistema Penitenciário e quando mostrou exemplos de superioridade e agilidade do crime organizado em utilizar o que há de mais avançado em tecnologia e armas, até porque bandidos e o crime organizado não fazem tomada de preços, não tem licitação e nem esperam para adquirir armas, GPS, celulares de ultima geração, viaturas e até aviões e helicópteros.
Ao permitir que um equipamento de alto custo e manutenção como um helicóptero seja apreendido e num rápido espaço de tempo possa ser utilizado oficialmente pela Policia Militar e mesmo por outras instituições de segurança, como fei este caso, as nossas instituições do Poder Executivo e Judiciário estão sendo aplaudidas pelos cidadãos de bem que trabalham, lutam e pagam impostos.
Que os equipamentos, veículos, aeronaves etc...apreendidos não apodereçam nos páteos e depósitos, mas que fiquem a disposição do combate ao crime em nosso país.