Sociedade Doente – A indústria da beleza e da depressão

“A obsessão por uma imagem perfeita”... este era o título do artigo que li recentemente, seguido da foto de um rapaz olhando-se no espelho – ou talvez eu deva dizer, “se auto analisando perante o espelho”.

Nesta sociedade doente em que vivemos surge mais uma armadilha – desta vez a indústria da beleza tenta atingir o sexo masculino (uma vez que já escravizou o feminino!), e assim, cada vez mais jovens rapazes são vítimas de transtornos na busca pela beleza perfeita. Mas... existe uma “beleza perfeita”? E porque não enxergar a beleza na imperfeição?

A verdadeira beleza está em se auto-aceitar, e principalmente não se punir ou excluir. O simples ato de aceitar as diferenças poderia trazer mais sanidade à esta atual população, que busca cada vez mais tratamentos e cirurgias estéticas, não importando os riscos aos quais se expõem.

O TDC – Transtorno Dismórfico Corporal, se caracteriza pela preocupação excessiva com a própria aparência, além de defeitos “imaginários”. A pessoa acredita ter algum problema estético, e mesmo não sendo realidade, ela passa a tentar “camuflar” seu “defeito” com excesso de maquiagem, bonés, roupas largas... Este distúrbio pode ser conseqüência de desequilíbrios de serotonina e outros neurotransmissores cerebrais, além de outros fatores como abusos físicos e sexuais, depressão, ansiedade, timidez, perfeccionismo, entre outros.

Quem não conhece alguma garota que leve mais de 40 minutos em frente ao espelho maquiando-se antes de sair? Simples vaidade feminina ou poderia ser ‘narcisismo’ ou outros transtornos associados à auto-estima? E quem não conhece algum adolescente – rapaz ou garota – que algum dia tenha se negado a sair de casa, privando-se do convívio social, porque havia uma espinha no rosto, ou estava 3 kg acima de seu peso normal? Banalidades que têm grande peso e podem prejudicar nosso estado emocional.

Como disse no início, há longo tempo as mulheres já são escravas de sua própria aparência; mas agora a armadilha está armada para “capturar” os homens – talvez eu deva dizer “expandir os negócios conquistando uma nova fatia de mercado”.

Metrosexual – este é o termo criado para tanto. Mas afinal, o que é um “metrossexual”? Define-se como sendo o homem moderno que admite preocupar-se com seu próprio corpo, alma, pele e guarda-roupa. É o homem vaidoso em contato com seu lado feminino – apesar de não ser homossexual – que afirma estar apenas buscando sentir-se bem consigo mesmo.

Não há mal nenhum em “sentir-se bem consigo mesmo” ou mudar seu estilo de vida buscando mais satisfação e hábitos mais saudáveis. O perigo está quando nossos atos nos tornam reféns da indústria da moda e da beleza, gerando transtornos psíquicos que vêm para bombardear a nossa auto-estima.

A sociedade doente na qual vivemos impõe padrões de beleza cada vez mais difíceis de serem alcançados, e quem não está de acordo com eles, sente-se excluído e pode desenvolver comportamentos de risco. “Seja magérrima como as modelos” – dizem os anúncios de revistas, impondo idéias e conceitos sem se importar se para isso a jovem (mal-orientada) poderá vir a desenvolver a bulimia e/ou a anorexia. “Seja forte como os atores famosos”, é a regra imposta aos jovens, que muitas vezes acabam fazendo uso de anabolizantes para tal... aí é que moram os verdadeiros perigos!

Academia, ginástica, musculação, cuidado com a alimentação... tudo isso é saudável. A própria vaidade tem seu lado positivo! O grande problema está em deixar-se levar cegamente por idéias e conceitos irreais e irrelevantes que podem causar depressão – podendo inclusive evoluir para tendências suicidas. O problema está nos possíveis problemas intestinais, danos ao sistema reprodutor, descalcificação entre tantos outros danos e seqüelas.

Enfim, nossa conduta deve sempre nos guiar rumo à saúde psicológica, fisiológica e social – mesmo vivendo em tempos de uma sociedade doente.

Referências:

http://br.noticias.yahoo.com/s/07042008/36/saude-obsessao-imagem-perfeita.html, por Daniele Monte, em 07/04/2008.

http://en.wikipedia.org/wiki/Metrosexual, em 07/04/2008.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa, em 07/04/2008.

Lady J
Enviado por Lady J em 07/04/2008
Reeditado em 14/04/2008
Código do texto: T935313
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.