RENOVADOS POR DEUS.

Romanos 12.1,2 – “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Tema: Renovados por Deus.

O apóstolo Paulo apresenta neste capítulo normas gerais para a vida cristã. Paulo estabelece aqui, o princípio do qual fluem todas as partes que compõem a santidade, ou seja, que somos redimidos pelo Senhor com o propósito de consagrar-lhe a nós mesmos e a todos os nossos membros.

A súplica de Paulo nos ensina que os homens jamais adorarão a Deus com sinceridade de coração, nem se despertarão para o temor e a obediência a Deus com suficiente zelo, enquanto não entenderem consistentemente, quanto são devedores para com a misericórdia divina.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus”.

Ao mesmo tempo, Paulo reprova nossa ingratidão se porventura, depois de experimentarmos o amor do Pai celestial, não pusermos todo o nosso empenho em toda dedicação a Ele.

“que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.

O conhecimento de que somos agora consagrados ao Senhor é, portanto, o início de uma vida de boas obras. Não devemos viver para nós mesmos, devemos voltar todas as nossas ações ao culto a Deus. Em primeiro lugar porque pertencemos ao Senhor. Em segundo lugar porque devemos ser santos e oferecer-lhe nossa vida como sacrifício vivo.

Paulo usa o termo “corpo” não como nosso corpo físico, mas como corpo que corresponde à plenitude existencial da qual nos compomos.

“o vosso culto racional”.

O ser humano deleita-se com suas próprias invenções e com suas vãs exibições de sabedoria; mas aprendemos o que o Juiz celestial declara em oposição a tudo isso. Paulo fala em “culto racional” e repudia tudo que seja contrário a sua Palavra.

“E não vos conformeis com este século”.

Aqui o termo “século” tem haver com o caráter e a conduta do homem. E é em relação a este sentido que Paulo nos proíbe a não nos conformarmos, visto que o mundo todo jaz no maligno (1Jo.5.19). Então devemos despir-nos de tudo quanto pertence à natureza humana e revestir-nos de Cristo Jesus.

“mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Temos que observar que a renovação é de Deus, e não se restringe somente a carne. Uma mente renovada. O homem tem que nascer de novo para entrar no reino de Deus, pois, tanto na mente quanto no coração, todos nós estamos inteiramente alienados da justiça divina.

Deduzimos assim, que todos aqueles que não se propõem a cultuar a Deus, simplesmente fracassam e se extraviam por caminhos que levam a uma miserável condição de vida, alheia a graça divina.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Jadson Cunha.

04.04.08.