SABER VIVER

     Viver é um processo natural  de acontecimentos, Saber viver é uma das mais difíceis artes. No saber viver não entra cultura, inteligência; entram experiências e essas,  aprendemos desde cedo, se ouvirmos os conselhos e advertências de nossos pais ou de quem nos cria e orienta. O problema é que nem sempre ouvimos, pelo menos,  a tudo que nos advertem; e assim podemos enveredar por caminhos que nos levarão direto a eterna insatisfação na vida, ou, ainda que tendo-se oportunidade de mudarmos nossos caminhos, certamente, teremos bastantes motivos de sofrimentos e aborrecimentos .     Ainda que sigamos a maioria do que a nós foi ensinado, ou orientado, por vezes o destino nos põe em encruzilhadas; em situações que, é certo, também somos responsáveis, pois temos nossas escolhas.
     Gostaria de falar sobre algo que  é bastante decepcionante e que até  dá vontade de desistir e mudar radicalmente   os procedimentos na vida, junto com  opiniões de pessoas amigas e conhecidas. É sobre  o sentimento da amizade.
     AMIZADE - o que é a amizade?  Como seria uma boa  definição desse sentimento que tanto se fala, tanto se exalta mas que parece, anda muito carente a tantas pessoas. 
     Seria a amizade uma espécie de amor por alguém, sem desejos, sem cobranças, aceitando a pessoa com seus  defeitos e qualidades, respeitando  o  modo de ser de cada indivíduo? Tentar compreender, tentando desculpar por saber-se o passado da pessoa, ou não... mas entendendo que determinadas atitudes vêm por sofrimentos  no decorrer da vida...se não se pode ajudar, que pelo menos se respeite e aceite a pessoa e não isolá-la por não agir de acordo com nossos pensamentos, cada um é um inteiro e ninguém é perfeito.
     Se for assim, e deveria ser,  porque será que certas amizades que pareciam tão intensas. terminam drásticamente, com sentimentos de desprezo, indiferença, insensibilidades?
     É comum comparar-se os sentimentos de amor e amizade, que são sentimentos próximos;  ao cristal.  Não se pode pegar uma peça de cristal de qualquer modo. É linda, é cara e é tambem, muito frágil. Em se quebrando, não  haverá como consertar. Ainda que fosse possível..faltariam pedaços, e não seria  mais a mesma  peça. Assim, com relação a amizade temos opções:
- aceitamos a amizade de alguém respeitando seus defeitos, carências, tentando ajudar a aparar as arestas de sofrimentos antigos,  mostrando-se  sempre ao lado quando necessário for; ou
- logo no princípio, se vemos que são pessoas bem diferentes não se deve alimentar qualquer sentimentos que nunca irá funcionar., antes que este se fortaleça para um e seja no final uma decepção a mais, quem sabe, na vida de alguém.
     O fato de sentir qualquer tipo de sentimento por quem quer que seja, é uma responsabilidade para com o outro e disso deve-se lembrar sempre, para que alguém não saia magoado.
     Há muito o que ser dito do modo de se viver, este é apenas um dos tópicos. ..fico por aqui...
naja
Enviado por naja em 31/03/2008
Código do texto: T925285