Uma vida, uma árvore
Um Ipê Branco. Este foi o presente recebido pelo primeiro bebê nascido em 2008 em Belo Horizonte. Um projeto da Prefeitura da cidade prevê o plantio de mudas de árvores para cada bebê registrado em 2008. Espera-se um número em torno de 35 mil novas espécies típicas da flora brasileira espalhadas pelos parques e áreas verdes da capital somente neste ano. É o programa “Uma vida, uma árvore”, onde os pais poderão aderir voluntariamente para receber as mudas e plantá-las em homenagem aos seus recém-nascidos.
É uma boa idéia em um momento de grande preocupação ambiental, quando já sentimos na pele os efeitos do aquecimento global. O desmatamento de áreas urbanas devido ao crescimento e desenvolvimento das cidades é um fator preocupante para os ambientalistas, os governos e a população em geral. As áreas verdes em grandes centros urbanos tornam-se cada vez mais raras. O verde dá lugar aos grandes empreendimentos de construtoras, com prédios, indústrias e condomínios que muitas vezes invadem áreas de nascentes e matas nativas em nome do progresso e pintam a paisagem com o cinza dos seus concretos..
A iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, que na figura do Prefeito deu início ao projeto de revitalização das áreas verdes ao plantar ele mesmo o Ipê Branco, é um exemplo a ser seguido. Além de ser uma bela homenagem aos bebês, é uma forma de garantir uma cidade mais arborizada e com mais qualidade de vida em seu futuro.