Amor entre duas pessoas é paradoxal

 

            O amor é um sentimento interessante, sempre gosto de escrever sobre ele, pois na verdade, é o amor que direciona a vida. Sem este sentimento tudo perde o sentido, o mundo talvez nem existisse. Enfim, sem o amor não há vida.

            Quero colocar um pensamento deste sentimento quando falamos de amor entre duas pessoas, pois ele tem certas interpretações que se confunde com vários outros sentimentos, menos o amor, porque também o vejo como um sentimento paradoxal, pois ele se contradiz da forma como concebemos. 


           
Na verdade, quanto falamos deste sentimento interpretamos que Amor é doação, é entrega, é confiança, é esponsal, é serviço, é liberdade. Enfim, é tudo aquilo que julgamos contrario àqueles que se dizem amar sentem como ciúmes, medo, insegurança, sentimento de posse, egoísmo, etc.

            Pois bem, se amor entre duas pessoas fosse de fato o que idealizamos que é, não importaríamos, por exemplo, se nosso Ser amado tivesse outra pessoa; daríamos a liberdade dele agir como quisesse, sem ficar triste; não cobraríamos fidelidade... Porém, quando dizemos amar alguém jamais aceita tais atitudes.

            Então deixo algumas interrogações; sentir ciúmes de alguém, ter sentimento de posse, ser inseguro significa que não se ama? Seriamos capazes de continuar amando, se doando, permitindo a infidelidade do Ser amado? Acredito que não, pois quando amamos alguém somos parciais, exigimos presença, carinho, atenção, exclusividade...

            Como disse acima, o amor entre duas pessoas foge a lógica do amor, porque este amor é totalmente distinto do amor de amizade; o amor pelo Ser humano; da mãe pelo filho e vice-versa. 

            Quando amamos alguém nossa vida se torna em função dela, vivemos vinte quatro horas pensando na pessoa. Tudo que fazemos é para este alguém. Se fizer uma comida quer agradá-lo; na comprar de um vestuário se preocupa com o gosto dele. É comum, ficarmos contra pessoas, pais, para ficar do lado de quem se ama... Enfim, toda nossa vida é em função do Ser amado.

            Evidentemente, este viver em função do outro, leva-se a exigir reciprocidade.  Isto é, sentir que também é amado, e quando vem as duvidas por qualquer motivo, ocorrem as crises, que nada mais é que o medo, a  insegurança...

            Cada pessoa reage diferente diante certas situações, segundo sua personalidade. Há aqueles que frente crises de ciúmes se mantém ponderados, procurando esconder de mil maneiras, inclusive usando diversos mecanismos de defesa, acreditando que se falar abertamente, expõe sua fraqueza. Já outros se manifestam explicitamente sem ponderação criando clima extremamente difícil entre ambos. Há pessoas que mesmo expressando explicitamente são equilibrados, porém outros contrariamente. 

            Finalizando o amor entre duas pessoas é complexo e diferencia em muito do entendimento sobre o amor, pois é uma mistura de sentimentos, e por ser paradoxal, ao mesmo tempo em que tem sua essência, tem os defeitos do homem por ser um Ser imperfeito.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 13/03/2008
Reeditado em 13/03/2008
Código do texto: T899221