Reforço na Escola Irmã Mariana
Como uma das atividades do projeto. Em Sete de Abril apenas na Escola Irmã Mariana foi oferecido o reforço, pois na Escola Afrânio Peixoto não tinha uma sala disponível, na Escola Irmã Mariana o reforço se dava na sala de informática da escola, pois os computadores ainda estavam sendo programados. A partir de setembro o laboratório passou a ser usado tanto para o reforço, quanto para as aulas com auxílio da tecnologia, então o reforço foi reduzido em um dia, no início eram 4, com uma tarde livre para as visitas e depois já com o a sala funcionando tínhamos 2 tardes para as visitas.
O reforço foi oferecido não apenas para os alunos que estavam retornando à escola, mas também a aqueles que estavam com baixo rendimento mesmo sendo freqüentes.
Nossa lista continha 16 alunos da 3ª série e 19 da 4ª série, a maioria repetente há 2, 3 anos nas séries correspondentes, ou seja, com distorção série - idade.
Mesmo na 3ª série havia alunos que ainda escreviam garatuja ou escrita indiferenciada, mas que neste ano já tinham feito muitos avanços segundo relato da professora.
Absolutamente todos com dificuldades em língua portuguesa porque em suas famílias não tinham incentivo à leitura, dos 35 alunos nem a metade conseguia ler um texto inteiro, já em matemática um número considerável tem facilidade.
Em conversa com uma das professoras a mesma nos disse que o problema da maioria deles era a falta de atenção em sala de aula, principalmente os da 3ª série, que eram mais agitados.
O reforço foi oferecido de Agosto a Dezembro e os alunos que freqüentavam melhoraram seu rendimento nas aulas, seu desempenho nas provas foi suficiente para obtivessem a aprovação.