A farsa do ProUni ( Programa Universidade para Todos)
Analisando hoje o Programa Universidade para Todos (ProUni), já começamos a ver que não passa de uma farsa, o qual vem beneficiar as Universidade e Faculdades, maquiando que está beneficiando estudantes carentes. Enfim, parece ser mais uma política demagógica, no qual vem recheado de intenções eleitoreiras.
Quando se fala em beneficiar as instituições particulares de ensino é porque na verdade, o governo repassa à elas recursos financeiros ou benefícios fiscais.
Com este artigo não quero aqui dizer que este programa não tem beneficiado alguns estudantes carentes, porém, colocar que ela é enganosa, no sentido que não estar atingindo o objetivo. Enfim é mais marketing político do que um programa efetivamente real.
Os que está se vendo constatar por estas Instituições de ensino são:
Primeiro; não são todas as instituições de ensino que aderem ao ProUni. As mais procuradas não disponibilizam vagas para alunos carentes, isto é, elas não aderiram tal programa e assim, esta população acaba sendo excluídas.
Segundo; As instituições que aderem ao ProUni estão disponibilizando poucas vagas ou nenhuma aos cursos mais procurados. Mais uma vez os alunos carentes, não estão tendo acesso aos cursos.
Terceiro; o ProUni está servindo para as entidades lançarem curso sem interesse pelos alunos, então ocorre o seguinte; aqueles que classificam com bolsa total ou meia bolsa quando vão fazer suas matriculas não conseguem, pois, os cursos oferecido pelas instituições não atingem a quantidade necessária de alunos para abrir-los. Aí o aluno volta frustrado, porque na verdade, é como se tivesse o dinheiro, mas não ter o alimento para comprar.
Quarto; Esta política de não oferecer curso pela instituição de ensino do qual o aluno tem vocação produz como resultado, o mal profissional, porque se forma numa profissão errada, então temos este quadro lamentável pela falta de realização profissional.
É lamentável quando vemos que a sociedade é enganada, é iludida, é usada como massa para fins políticos. Políticas sociais recheada de demagogia e mentiras. O que levanto sobre a farsa do ProUni, pode ser comprovada por inúmeros alunos que recebem em suas casas a carta ou mesmo pela internet dizendo que foram beneficiados pelo ProUni quando vão as instituições recebem um não como resposta, porque o curso não abriu; porque as “vagas foram preenchidas” ou porque tal curso não está relacionada no programa. Enfim, mais uma ilusão ou frustração daquele que sonha ter um curso superior.