Ética
Tema complexo. Pode ser abordado de várias maneiras.
Sócrates foi condenado à morte por pregar pensamentos contrários aos costumes à época.Cristo foi crucificado. Na história tantos impérios e ditadores. Tivemos a inquisição, bombas atômicas, holocausto, decapitações e vai por aí afora.
Neste cenário verificamos que o atropelamento ético vem de longe.
E no Brasil, como falar de ética?
Roberto Campos, economista renomado, disse que a origem cultural do Brasil alicerça-se em referências nada atraentes.Corte corrupta - Dom João VI distribuía títulos nobres aos ricos, consolidados e emergentes, em troca de dinheiro para sustentar a Corte. Com ele, o inicio do processo de tráfico de influência e de concessão de informações privilegiadas a seus seguidores e servidores de ocasião.Disse, ainda, o escritor, - herdamos dos índios a indolência e na crença, o candomblé. Foi impiedoso.Felizmente, nossa história revela a existencia de grandes figuras humanas.
Por outro lado, deixando de lado nossas raízes, curvo-me diante de tantas evidências referentes à conduta ética de nossa corte, representada pelos três poderes. Entre eles (os poderes) assistimos a famosa política do toma lá dá cá. Escândalos são revelados em todos os níveis.Banalizaram o conceito de ética. Com a ajuda da tecnologia, grampos telefônicos e gravações divulgadas deixam, a todos nós, pasmos, indignados e céticos.
Não poderia deixar de abordar as ocorrências de conduta ética na ciência contrapondo, muitas vezes, com as posições das religiões. Alta patente do clero disse que a ciência e a religião se completam. Será? Tenho uma série de indagações a fazer. Destaco o uso de preservativos sexuais, a eutanásia, o aborto, células tronco, experiências transgênicas e clonagem como as mais interessantes. A legislação não acompanha, em lugar nenhum, os avanços da ciência. Os cientistas buscam provar a utilidade de suas descobertas. Os legisladores e a sociedade discutem a natureza ética destas invenções.
A ética, portanto, estará presente em todas as relações entre as pessoas.Para ser ético temos que nos reger por princípios e normas.Negligenciar e desconhecer seus fundamentos provocará os indesejáveis desvios de conduta ética.
Finalizando, este simples texto tem a intenção de provocar ao leitor ( espero que tenha algum) na busca de uma profunda reflexão sobre o tema. Não caberá, apenas, filosofar sobre ele, mas, acima de tudo, verificar se em algum momento nós nos postamos como ditadores, imperadores, inquisidores, coniventes com as desigualdades e omissos. Assim teremos condições de formar (criar) nosso senso crítico isento e capaz de, efetivamente, contribuir com nossa sociedade.