4 de março: O silêncio é uma oração
Oração. No dicionário Aurélio, a definição para essa palavra pequena, porem tão poderosa é: súplica religiosa, reza. Mas para todos que estão envolvidos com a verdadeira essência de Deus, oração tem outro significado.
Oração é amar ao próximo. Muitas vezes isso é difícil, quando estamos diante de um desafeto, um bandido, alguém que lhe fez muito mal. Muito difícil para nós humanos, termos o amor de Cristo, que quando na hora do calvário, olhou para Pedro que o renegou três vezes diante os homens, e disse: “Eu te entendo”. Cristo entendeu a atitude de um homem que o renegou.
Oração é conversar com Deus. Pode ser o Pai-nosso, que Jesus ensinou a todos os homens, ou mesmo uma simples conversa. Sentando ou deitado em sua cama, fechar os olhos e imaginar um diálogo, no qual todos os seus pedidos e agradecimentos fossem ouvidos por um Senhor. Deus? Cristo? Buda? Não importa. Importa é a fé.
Oração é viver em harmonia em todos os momentos. É difícil em um trânsito caótico, é complicado no ambiente de trabalho competitivo, é triste em uma família desunida. Mas, a simples ação de ficar calado é uma oração. Um ditado antigo, porém oportuno em diversas situações.
Poucos sabem que no dia 4 de março, comemora-se o Dia Mundial da Oração. Seria um dia perfeito para começarmos a repensar valores, na nossa vivência e na nossa maneira de agir aos diversos fatos do cotidiano.
Penso que o ideal é termos a maturidade. Não ser extremamente confiante e não ser extremamente pessimista. Ter o equilíbrio. Equilíbrio é uma oração. E oração é, também, ter bom senso.
Um fraterno abraço a todos!
www.alexandrenoar.blogspot.com