Solidariedade, Voluntariado e Cidadania
È inexorável que vivemos num mundo carente de muita atenção a vários seres humanos e principalmente crianças. Assistimos a todos os dias países inteiros em guerra, pessoas morrendo de fome, sem assistência médica, e tão pouco exercer sua cidadania.
Por outro lado existe uma gama de pessoas podendo ajudar o outro quer seja por trabalho voluntário, quer seja por doação. Não é preciso ter muito, as vezes apenas nosso próprio sangue já é uma doação, capaz de salvar uma vida.
Várias ONGs vêm se espalhando por todo mundo na tentativa de redzir as diferenças sociais, dar uma vida mais digna a quem precisa. E não só ONGs buscam essa igualdade social, vários artistas, principalmente cantores, vêm afazendo uma corrente de solidariedade por todo o mundo em busca de melhores condições de vida, não para eles, mas para quem realmente precisa.
Há poucos dias Bono Vox, vocalista da banda U2, doou um chapéu e uma guitarra para serem leiloados em prol de crianças com AIDS na África, assim segue exemplos Sting, Madonna, Angelina Jolie e Brad Pitt, Jeniffer Lopes e Marc Anthony.
O Brasil não fica muito atrás. Vários artistas e personalidades se renderam às necessidades de crianças e adultos, atuam em prol delas, doando verba para melhorias institucionais e da vida. O Instituto do coração foi abençoado com um trabalho que envolveu vários artistas sertanejos e Ivete Sangalo, que gravaram um CD e DVD para reverter a verba para a respectiva instituição. Outros artistas como Xuxa e Ayrton Senna, preferiram abrir suas próprias instituições
São milhares de Instituições que recebem ajuda: Instituto do Câncer, asilos, orfanatos, ONGs. Mas não podemos nos esquecer dos solidários atletas e anônimos que sobem as ladeiras para ensinar informática, capoeira, música, teatro nas favelas de todo o país.
È assim com ajuda, com consciência cidadã que conseguimos tirar o pensamento de que essa responsabilidade não é nossa.
E você o que está fazendo para se doar? Ou melhor para ajudar outras pessoas a conseguirem ter a cidadania que merecem com dignidade e respeito.