Motivação no trabalho: uma boa idéia!
Todo funcionário busca nas empresas, além, é claro, do pão nosso de cada dia, o reconhecimento em sua área. Nas diversas pesquisas que foram feitas no ambiente de trabalho, um dos fatores mais recorrentes para a alta rotatividade dos colaboradores nas empresas é a falta de motivação.
A empresa que visa o crescimento e a sua atuação positiva no mercado tem que ter lideranças que estimulem a motivação no ambiente de trabalho. Como? Com incentivos profissionais, perspectiva de futuro na empresa e estímulo ao trabalho em equipe. Principalmente o trabalho em equipe! O individualismo está crescendo dentro do mercado e essa idéia errônea de se auto-afirmar no ambiente de trabalho, sem se preocupar com o “grupo”, é tudo o que a empresa não precisa de seu funcionário.
Outro ponto importante que todo o líder deve saber (também os colegas de trabalho) é que cada pessoa tem suas habilidades e competências pessoais e, assim, cada funcionário deveria ter uma função relacionada ao seu ponto forte. Bom, às vezes isso não é possível, pois o profissional de hoje tem que saber um pouco de tudo. Temos neste momento outra motivação. Estimular o colaborador a aprender novos trabalhos e dar oportunidades e subsídios para isso.
Assim, o treinamento deve ser visto positivamente dentro do ambiente de trabalho. Pois será nesse momento que o colaborador criará um vinculo afetivo com a empresa. Com o devido apoio da organização, ele receberá estímulos que o tornarão um contínuo aprendiz e um excelente colaborador. E, definitivamente, quem vai lucrar com isso tudo será a empresa juntamente com o seu funcionário.