Parlamento do Pica Pau - O Falatório - Viver com PIQUE
Viver com PIQUE
.
O PIQUE, documento elaborado pela comissão nomeada pelo Parlamento do Pica Pau, veio trazer a discussão ao parlamento sobre alguns comportamentos e empenho, de muitos dos súbditos do reino, tendo como objectivo, dar algumas pistas e ser um documento de base para refletir a vida, o trabalho, e a atitude perante a nosssa sociedade.
.
O PIQUE refere 5 factores a refletidos, durante situações de avaliação pessoal do nosso trabalho, da nossa vida e do empenho nos projectos que assumimos pessoalmente :
• Paixão,
• Iniciativa,
• Questão,
• Urgência
• Entusiasmo
.
Assim, refere o documento que o que façamos, que seja feito com :
--> Paixão, com querer e vontade, porque sem isso o empenho será difícil de obter.
--> Iniciativa, porque sonhar o futuro e não dar o passo, é sinal de fracasso perante o nosso querer e perante o nosso futuro. Quem já não sonhou algo de bom, não deu o passo, e hoje sem glória, olha o passado e se arrepende de não ter tido pelo menos iniciativa de concretizar o seu sonho? Todos os sonhos envolvem riscos; mas medido o risco e a vontade do sonho, não tentar é morrer!
--> Devemos questionar-nos constantemente, para onde quero ir ? e para onde estou a caminhar ? É isto que eu quero da vida, ou do meu trabalho, ou da minha realização pessoal ?
--> Devemos dar Urgência à concretização dos nossos sonhos. Não devemos adiar indefinidamente, esperando sempre uma melhor hora. Não há quem tenha escrito o futuro, e aqueles que o adivinham dão meros palpites. Urgência tem a nossa tomada de decisão, e assumamos a nossa decisão com realismo, alguma dose de loucura, e acima de tudo com vontade de vencer!
--> Entusiasmo na acção é meio caminho para que ela termine com sucesso. Ou para ganhar a confiança dos outros perante a nossa iniciativa.
Ainda segundo o documento elaborado pela comissão, usamos um terço das nossas vidas a trabalhar, e nesse aspecto devemos abandonar imediatamente aquilo que não lhe dá prazer, quer sejam tarefas menores, quer seja um emprego ou algo de relevo.
.
Se há paixão no que se faz, deixe-se envolver por isso, porque isso faz parte da sua felicidade e da sua realização.
.
No trabalho, não utilize truques, mas faça Magia. O truque é uma fórmula fraudulenta que acaba por ser descoberta; a Magia por seu lado, provoca o encantamento, a diferenciação, o chegar mais rápido, o fazer melhor, e o procurar novas ideias e experiências. A Magia é na sua ascenção, o poder de reinventar e de estar à frente. É o poder de chegar ao futuro e olhar para um passado com glória, onde demos o nosso melhor, onde arriscámos e onde muito provavelmente nos sentimos felizes!
.
Será passada a mensagem deste documento aos súbditos do reino, para o qual serão preparadas sessões de informação e discussão, no palácio real. Estas sessões serão levadas a cabo pela Pica Pau Consulting, para as quais já foram disponibilizadas modernas tecnologias. O objectivo é esclarecer e debater este documento, mostrando também ao mais alto nível a vanguarda futurista deste reino na produção deste tipo de iniciativa.
.
( Este documento refere as ideias e fundamentos, retirados de leituras e documentação de ‘Carlos Alberto Júlio’, em www.carlosjulio.com.br).
Assinado e carimbado
O Escrivão Real
O Quadrado da Hipotenusa
30/10/2007