O LIVRO DA VIDA


     A vida é como um livro e seus vários capítulos que são escritos por etapas, de acordo com o nosso crescimento , desenvolvimento, cultura, educação, amadurecimento e outros.
     As primeiras páginas são preenchidas com inocência, fragilidade, beleza, graça, e muita alegria. Essas são páginas que não lembramos, mas deixamos de saudade  gostosa para aqueles que nós cuidaram.
     No segundo capítulo, já começam a aparecer as carências, os problemas da fala,a cintura que deveria ser mais fina ou a perna menos grossa; os cabelos crespos deveriam ser lisos e os lisos deveria ser um pouco crespos,  ou se é muito alta, ou se é muito baixa., e a nós é dado pelos pais a maior paciência que somente eles poderiam ter para tanta inconstância.
     Ainda nesta fase, vem os grandes amores; amores eternos, amores que se se perde, é uma choradeira infinita, um sofrimento terrível,  que vai acabar no proximo final de senama  num determinado baile, ou na  entrada de um cinema, e então já recomeça outro amor eterno.
     Mas a vida também escreve nesses capítulos, responsabilidades, ocupações, que somos obrigados a seguir certinho para não perdermos a confiança e a nossa credibilidadade perante nossos pais....são os estudos. Há professores ótimos, há os durões, os bonzinhos e os chatos.. Na maioria da vezes, todos têm um apelido, que nunca saberão.
     Mas o tempo passa, crescemos, viramos adultos, trabalhos, muitas vezes, ainda ...estudos, e sem dúvida, muita responsabilidade. Nessa fase,já se é mais exigente no amor, já somos conscientes do que queremos na vida e vamos seguindo nossas estradas, ora com alegria, ora com tristezas, entusiasmos, decepções,  fracassos, sucessos e assim vamos seguindo nossos caminhos sendo que, é primordial, a realização profissional, a independência financeira, os cuidados consigo mesma e acima de tudo ... o amor. 
     O amor que nos faz voltar a adolescência, o temor da perda, as horas perdidads de sono se há uma leve discussão,  os pedidos de desculpas, as voltas maravilhosas e algumas vezes a separação  sem volta.
     A vida segue seu rumo sem se preocupar se estamos felizes, realizadas, contentes, infelizes, tristes, saudosas; a vida não para porque algo não deu certo com nossos planos.
     Nesses casos cabe, única e exclusivamente a nós mesmos nosso novo caminhar por estradas escolhidas com  muita cautela, pois já sabemos que os sofredors por nossos erros, seremos apenas nós....
     Até que se chegue a idade madura, onde há vida intensa, porém não compreendida por muitos,  embora já se dê, mais um pouco de importãncia aos que chegam a idades mais avançadas. Onde eram olhados como  fim de vida, já são considerados apenas pessoas que não morreram cedo e que têm grande potencial para realizações em suas vidas, que cada vez prolonga-se por mais anos.
     Está comprovado que a humanidade está vivendo muito mais tempo do que muitos anos atrás, podendo ainda aproveitar da vida, coisas boas e também as consequências que a idade avançada vem trazendo, porém, que já se está conseguindo muitas melhoras através de uma medicina preventiva e cuidados que já começam bem mais cedo, para que se  permaneça com jovialidade na alma e no corpo.  Dessa forma, já não há mais aquele medo antigo de se viver muito e sofrer por isso. Essa idéia já não existe. A vida é plena em todos os sentidos, em todas as suas fases, sendo que há a fase melhor da vida que é a fase adulta, ainda plena de muito sonhos, muitas realizações, e muitos amores.
     Viver independente das causas e consequências é sempre uma aventura a se seguir com coragem e boa vontade.
naja
Enviado por naja em 09/02/2008
Código do texto: T852596