TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Quando crianças, ao estudarmos o catecismo católico; aprendemos que “Deus é um Espírito perfeitíssimo, criador do Céu e da Terra”. Que também é Onipresente, Onisciente e Onipotente. Fala-nos que na Terra ninguém jamais teve a primazia e o privilégio de ver a figura de Deus. Muitos estudiosos na realidade antropomorfisaram a figura de Deus em ser humano. Ninguém, mas ninguém mesmo, sabe qual a forma que Deus tem. A religião Judaica que está implícita no Velho Testamento contém o Pentateuco - Os primeiros cinco livros da bíblia chamados de Pentateuco - "palavra que significa cinco livros". Também são chamados de livros das leis, porque contem as leis e instruções dadas por Deus a Moisés para o povo de Israel. A quase totalidade destes livros foi escrita por Moisés, exceto o último capítulo de Deuteronômio. Gênesis - A palavra gênesis significa "começo" e na verdade, este livro fala sobre muitos "começos": do universo, da humanidade, do pecado e das promessas de salvação de Deus. Ele nos fala a respeito do povo de Deus e Seu plano para as suas vidas. Aprendemos sobre Adão e Eva, Noé, Abraão, Jacó, José e seus irmãos, entre outros. Êxodo - é o livro que trata da saída do povo hebreu, escolhido por Deus, do Egito. Conta como Deus escolheu a Moisés para liderar este povo levando-o até Canaan, a cidade prometida.
Através de pragas e milagres, Deus mostrou que era mais poderoso que os faraós a quem eles tanto temiam. Deus deu também a este povo mandamentos e continuamente lembrou-os que se constituiria em uma grande nação se o amassem, adorassem e cumprissem as Suas leis.
Levítico significa "referente aos Levitas", que eram sacerdotes estabelecidos por Deus, contém as regras para o viver do povo, inclusive sobre os sacrifícios que deveriam fazer a Deus ("Sejam santos, como Eu Sou santo" Levítico 11: 45). Números - Recebeu este nome devido aos capítulos 1 e 26 pela contagem do povo de Israel. O restante deste livro narra os quarenta anos em que o povo vagou no deserto. O continuo cuidado de Deus pelo povo hebreu, é mostrado neste livro, quando Ele os supriu milagrosamente com água, maná e codornas. Ele abençoou o povo, mesmo quando este se rebelou contra Ele. Deuteronômio - Depois de peregrinarem por quarenta anos no deserto, quando os israelitas estavam prestes a entrar na terra prometida de Canaan, Moisés lembrou ao povo tudo o que Deus tinha feito por eles no deserto e também a respeito das leis as quais eles deveriam continuar a obedecer quando tomassem posse da terra que Deus lhes dava. Os pais deveriam ensinar aos seus filhos tudo o que haviam presenciado e vivido. Deuteronômio fala também sobre a escolha de Josué para tomar o lugar de seu irmão Moisés na liderança do povo e sobre a morte de Moisés. E mais os Livros históricos de Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Poesia - Os cinco próximos livros do Velho Testamento são livros de poesia e sabedoria. A poesia hebraica sempre usa pares de linhas que se repetem ou que se opõem em seu significado. Isso pode ser visto claramente no livro dos Salmos. Jô, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Profecia - Os últimos dezessete livros do velho Testamento se referem às profecias.
Exceto por Lamentações, todos os demais livros levam os nomes de seus autores. Deus enviou estes profetas em épocas diferentes da história de Israel e de Judá. Eles exortaram as pessoas a voltar-se para Deus e avisou que Deus os puniria pela sua desobediência. Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Abrão, depois Abraão tinha seu espírito protetor e a esse espírito deu o nome de Iavé, Javé ou Jeová. Assim Abraão criava a figura de Deus de Israel.
Não pode existir Deus com duas personalidades, um Deus guerreiro, má, perverso, que não admitiu derrotas e punia com a pena de morte. No Antigo Testamento, Deus falava e aparecia para seus súditos, contrariando os ensinamentos de Jesus. Uma vez um grupo de senhoras bateu a nossa porta como gostam de fazer aos domingos. Falou sobre a Bíblia e indagamos: quem criou sua religião, prontamente respondeu: Jesus. Sabe-se que Jesus evangelizou na Terra, mas não criou nenhuma religião. Fizemos o sinal de negativo e elas se retiraram. Na verdade: “As Testemunhas de Jeová – foi fundada por Charles Taze Russel, nos Estados Unidos, em 1874”. No Canadá, em pleno Tribunal, jurou conhecer a língua grega. Sendo-lhe apresentado o Novo Testamento em grego, foi condenado por perjúrio (Ato ou efeito de perjurar ou Juramento falso). Sua mulher divorciou-se dele em 1897, acusando-o de adultério com duas mulheres, e de maus tratos. As Testemunhas de Jeová entre 1916 e 1948, mudaram as Sagradas escrituras 148 vezes. Vejamos alguns exemplos: De 1874 a 1931, o organização era chamada “Sociedade Torre de Vigia”. A partir de 1931, a instituição passa a chamar-se “Testemunhas de Jeová”. De 1874 a 1955, a referida entidade afirmava que Cristo tinha morrido numa cruz e depois deste ano, passaram a ensinar que o salvador morrera numa estaca. “De 1874 a 1961, os Jeovistas doavam e recebiam sangue: a partir deste ano, começaram a divulgar que era proibida a transfusão de sangue entre seus seguidores” (Do Livro de Adão aos Nossos Dias, de Jeovah Mendes).
Por que os praticantes do Judaísmo naquela época tinham o privilégio de se comunicar com Deus e até vê-lo e Jesus só se comunicava com Deus através da exaltação. Aí está à diferença entre o Velho e o Novo Testamento (Deus bom), tinha todos os poderes de salvar Jesus, mas não interferiu, deixou que se cumprisse o livre-arbítrio. Qual é o nome de Deus? Os judeus dizem que o nome verdadeiro se perdeu na História. Os cristãos chamam-No de Jesus. Os muçulmanos, de Alá... Afinal, qual é o nome de Deus?”A pergunta foi publicada em jornais junto com a seguinte resposta: “Segundo antigos ensinos hebraicos, Deus é onipotente, de modo que não pode ser contido em um nome específico”.
Mas eu lhe garanto que Ele (ou Ela) lhe responderá, não importa que nome você respeitosamente use.”. Essa indiferença em relação ao nome de Deus é comum hoje. Embora tenham inclinação religiosa, muitos que acreditam na Bíblia dão pouca atenção à questão do nome de Deus. Mas como é que Deus se sente a esse respeito? Será que para ele também é um assunto de pouca importância?
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE