Os Avanços da Avaliação Escolar no Século XXI

A avaliação vem sofrendo transformações ao longo dos anos,com os tão chamados avanços,que muitas vezes,não a acompanham.

Estes avanços iniciaram-se a partir do século XX, quando a escola apareceu com uma avaliação mais descritiva, mostrando os objetivos alcançados pelo aluno.Isso já nas décadas de 1930 à 1950.

Mais tarde, nos anos 60/70, a avaliação vem através de julgamentos - o chamado " Juízo de Valor" - onde a qualidade e critérios aparecem.A escola começa a se preocupar com questões como:"Que critérios usados indicam que um aluno é bom,ou um professor ou uma escola?" Professor e aluno começam a caminhar em um processo novo e em conjunto.

Então percebe-se que a família,a direção da escola,pessoas da comunidade e do trabalho fazem parte desta trajetória avaliativa do aluno,pois a avaliação leva a ação,ao pleno desenvolvimento e aperfeiçoamento deste.

Mas o grande salto na qualidade da avaliação aparece já no século XXI,quando todos estão sendo avaliados(escola,professor,aluno

e direção).

O professor chega a conclusão que precisa sensibilidade para avaliar;ter bom senso na hora de avaliar e só com sua vivência,prática e atualização,conseguirá.

Entretanto,o que se vê por aí são professores que usam da nota para aprovar ou reprovar,mostrando um lado inconsciente ,muitas vezes,de um despreparo profissional.A nota passa a ser falsa e o seu único elemento de decisão.

A avaliação deve ser útil,funcional,ética e precisa.O educador passa a ser valorizado,a ser avaliado no que o enobrece, a ter sua

auto-estima aprimorada.Enfim,tempo para avaliar.E o aluno sabe no que está sendo avaliado.

Contudo,o nosso aluno de hoje,ainda teme a avaliação,por mais sistemática que seja.Acredita muito na reprovação e no seu fracasso.

Pesquisas mostram que a repetência não melhora a aprendizagem;a evasão que se ocasiona é muito grande e o método de aceleração só cria um estigma entre os alunos:o de repetentes ou atrasados.Volta-se ao modo avaliativo tradicional incompetente e fracassado.

Precisamos ver que é chegada a hora de termos uma avaliação de excelência ,isto é,a escola funcionando em todos os sentidos; pensar

" Será que a escola vale a pena?", " Os recursos para aprender são satisfatórios?" A escola tem de ser importante para o aluno. E o professor deve crescer junto,ter uma comunicação entre todos os envolvidos.Aí ,a avaliação passará a ser colaboradora,participativa, transparente,sem segredos e criteriosa.

Fora da escola,o mundo novo,é uma conseqüência deste tipo de avaliação.É onde a pesquisa descobre o mundo e a avaliação melhora o mundo." Melhor do que deixar relatórios e relatórios escritos, é deixar pessoas tranformadas."(Michael Patton)