Pais e Filhos

Atualmente quando o assunto é educação, uma das problemáticas em questão é o relacionamento entre pais e filhos ou a falta dele. Esta problemática ainda leva em consideração as deficiências de caráter no decorrer da vida deste futuro adulto. Muito se foi falado e estudado, mas ainda nos perguntamos onde estão as respostas. Creio que realmente não exista uma única resposta, mas um conjunto delas pode nos encaminhar, daqui a algum tempo, para algo próximo ao desejado. Pesquisando algumas teorias sobre comunicação descobri um estudo muito interessante sobre psicologia do comportamento ou behavorismo que automaticamente me fez pensar no meu relacionamento com meus filhos e com meus "alunos" na Casa da Videira (www.casadavideiramt.blogspot.com). Vou tentar esquematiza-lo:

O relacionamento se inicia e se desenvolve através da comunicação, esta por sua vez foi estudada com o auxílio de dois campos; o da Psicologia e o da Sociologia. Os estudos iniciais nasceram entre as duas guerras mundiais por volta de 1920, e tiveram seu direcionamento voltado à Psicologia Comportamental. Através destes estudos, pesquisadores chegaram a uma teoria denominada Teoria Hipodérmica que expressa o seguinte: Se o emissor trabalhar os estímulos corretos, automaticamente o receptor retornará as respostas desejadas. A Teoria Hipodérmica em poucas palavras é a sistematização da manipulação. Eles acreditavam que bastava o emissor ditar as regras para que as pessoas pudessem obedece-las. Na prática conhecemos este tipo de pensamento como o seguinte: “Você não tem que pensar, tem que fazer, eu sou Pai eu mando...”.

Um pouco mais tarde, por volta de 1940 um cara chamado Harold Lasswell, começou a perceber que nem sempre os emissores conseguiam as respostas desejadas, a partir daí juntamente com outros estudiosos eles desenvolveram uma nova teoria denominada Teoria da Abordagem da Persuasão que rezava o seguinte: a Persuasão é possível, desde que o emissor trabalhe as formas e a organização das mensagens de acordo com as características pessoais do receptor para obter as respostas desejadas. Este tipo de Teoria é usado para a mudança de opinião superficialmente ou imediata. Na pratica conhecemos isso como a famosa “Chantagem”. Normalmente este tipo de teoria é usado para expressar poder, quando usamos aqueles velhos chavões conhecidos, como: “Se você não fizer isso, eu vou...” ou “Você vai fazer isso, senão...”.

Finalmente em 1944, três loucos chamados Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, elaboram uma Teoria chamada; Teoria dos Efeitos Limitados, que através de estudos Sociológicos perceberam que entre o Emissor e o Receptor, existe um fator X chamado Líder de Opinião. Em um estudo chamado The People’s Choice, eles constataram que a eficiência de uma mensagem é infinitamente maior quando este fator trabalha. Na verdade em comunicação este fator pode ser positivo ou negativo, dependendo de que tipo de resposta você quer, mas a questão é que o fator X trabalha através de influência e de vida. Um Líder de Opinião nada mais é que uma pessoa que conhece mais algo, que se interessa mais por determinado assunto. Este Líder de Opinião é capaz de mudar pensamentos, influenciar escolhas, transformar decisões, e ainda tem o poder de gerar o sentimento de segurança.

Você deve estar se perguntando: Onde ele quer chegar com tudo isso? Bom, contei toda esta história para dizer que a partir de hoje você pode ser o Líder de Opinião do seu filho. Você tem a possibilidade de mudar o pensamento dele, influenciar nas escolhas dele, transformar as decisões dele e ainda tem o poder de gerar um extremo sentimento de segurança nele. Mas também existe um segundo caminho deixando que a atual mídia faça este papel no seu lugar e tome as decisões por ele, influencie em suas escolhas, transforme suas decisões e dê um extremo sentimento de segurança a ele. A escolha é sua...