Ninguém gosta de educação física, mas todos querem medalhas.
Com a passagem dos Jogos Pan Americanos no Brasil, tivemos a oportunidade de avaliar mais de perto nossa atitude perante os esportes de uma maneira geral e mais uma vez pode se constatar o quanto ainda precisamos amadurecer em muitos aspectos.
Num país em que o investimento que se dá nas escolas ao esporte e a educação física é quase zero; muito me admira toda essa exigência por medalhas por parte do público e da mídia. Sejamos francos, sabemos todos que a disciplina de educação física no Brasil é uma das mais discriminadas e os professores de educação física sequer tem trabalho em muitas escolas; como é que temos a cara de pau de cobrar de nossos atletas um fardo tão pesado que o de ficar na frente de Cuba no quadro de medalhas? País esse que no mínimo leva a sério os investimentos em educação física. Nossos atletas foram mais do que heróis, ficarem em terceiro atrás de duas potências do esporte (Cuba e USA), é quase um milagre. Nossa falta de espírito esportivo e imaturidade perante os jogos ficaram mais do que evidentes. Pro brasileiro é assim, se não for ouro, não serve. É incrível o quanto ainda temos que aprender.
Sem dúvida alguma nosso desempenho não poderia ter sido melhor, em vista das circunstâncias, mas alguém aí já pensou no quanto melhor seria se houvesse investimentos concretos em educação e uma valorização real do profissional de educação física? Os resultados poderiam ainda ser muito mais surpreendentes. Que tal usarmos essa nossa mania de imitar os Estados Unidos a nosso favor? É sabido por todos que o esporte nos EUA é parte integrante do currículo escolar e pode ainda estar atrelada a vida profissional do estudante no futuro, com aquisição de bolsas de estudo e mais uma série de outras vantagens pelo simples fato dele ou dela ser um atleta. Somente quando levarmos alguma coisa a sério é que poderemos começar a cobrar de verdade resultados no esporte. Enquanto os nossos atletas estiverem por aí se matando atrás de um patrocínio, não temos direito algum de cobrar deles algo que eles nunca tiveram; uma torcida de verdade.
Parabéns a todos os atletas, com medalhas ou não.
Jairo Souza.