BIG BROTHER E EU.

Talvez os mais desavisados pensem que vou comentar sobre a nova edição do reallity show mais famoso da televisão brasileira, que entrou no ar esta semana com a sua 9ª turma de candidatos à celebridades. Mas não, não é sobre isso que quero falar. Tempos atrás escrevi um texto que falava sobre uma das obras do escritor George Orwell, "A revolução dos bichos", que versa sobre a ascensão, decadência e queda de um sistema de governo, uma genial e premonitória fábula que desvenda exatamente o que acontece em nossos dias com os governos de esquerda no mundo inteiro. Como a maioria de vocês deve saber, a outra grande obra desse inglês chama-se "1984", talvez o seu mais famoso livro, publicado em 1948, onde ele vislumbra o futuro nada agradável de uma sociedade totalmente controlada por um governo autoritário e centralizador, cujo líder intitula-se exatamente Big Brother - o grande irmão - aquele que tudo vê, tudo sabe e tudo controla. Que Mr. Orwell foi um grande escritor não há dúvida alguma; agora, os poderes paranormais que esse homem demonstrou ter, vivendo a maior parte da sua vida na primeira metade do século passado, numa era pre-internet, são extraordinários!... Como um Sherlock Holmes da vida social e política da época, ele conseguiu prever o que aconteceria dali por diante, provavelmente tendo o nazismo, o fascismo e a revolução russa como ponto de partida para suas teses de um futuro nada agradável para a raça humana, aliás, futuro esse que também foi vislumbrado por outros escritores magníficos, como Ira Levin (Este mundo perfeito) e Aldous Huxley (Admirável mundo novo).

Digo isso, e aqui partindo do geral para o particular, porque tomei um baita susto ontem. Explico: inscrevi um dos meus livros no programa gratuito de divulgação do Google. Esse programa permite que usuários da net em qualquer parte do mundo acessem informações pertinentes ao livro, como tema, capa, trechos aleatórios, facilitando, inclusive, a comercialização através de e-mail. Pois bem, inscrição feita, lá fui eu pesquisar no Google, para ver se estava tudo nos conformes, e qual não foi a minha surpresa, ao digitar Frodo Oliveira na barra de pesquisa, quando me deparei com dezenas de páginas no resultado! Existem páginas e mais páginas de Frodo Oliveira no Google. Céus, será que virei eu mesmo uma celebridade?!? (rsrsrs...) Tudo fica mais surpreendente ainda se levarmos em consideração que não faz tanto tempo assim que sou usuário da internet. Está tudo lá: quem sou eu, o que faço, o que escrevo, do que gosto, quem são os meus contatos... E isso é apenas a parte visível da coisa. Sabemos que para acessar alguns sites é necessário deixar os dados pessoais, que, segundo os próprios dizem "não serão revelados" a terceiros. Mas "eles" sabem. O meu endereço, o nº do meu telefone, o meu CPF, identidade, minhas fotos... Graças a Deus eu nunca comprei nada via internet, senão eles saberiam até o nº do meu cartão de crédito. É estarrecedor como ficamos nas mãos de estranhos sem nos darmos conta.

E você, já fez o teste? O que será que o Google sabe sobre a sua vida? Faça uma experiência, digite seu nome na barra de pesquisa e não se surpreenda com os resultados...

É por isso que cresce dia a dia minha admiração por Mr. George Orwell, excelente escritor e grande visionário de um futuro que se faz mais presente a cada ano que passa.