QUAIS SÃO OS NOSSOS OBJETIVOS?

QUAIS SÃO OS NOSSOS OBJETIVOS?

Somos seres pensantes, que sonhamos com alguma coisa. Queremos chegar ao lugar planejado, conquistar uma posição que almejamos há anos, vida afora. Precisamos sempre nos perguntar: “Para que eu existo? Para que Deus me fez e me plantou nesse tempo? Qual o propósito da minha existência?”

Se após várias reflexões chegarmos a uma conclusão que a nossa existência não tem propósito e é sem sentido; então a chance de vivermos sem errar é quase que absoluta, o sucesso as avessas será uma certeza. Porque para se chegar a lugar algum, basta não ter objetivo e não ter alvo algum.

Quer sucesso absoluto? Então fique sem estudar e seja um analfabeto, uma pessoa sem formação, a chance de errar será a mínima. Eis aí uma pessoa que conseguirá todos os seus intentos. Um ser que nunca quis crescer como pessoa, nunca fez reflexão de como ser um pai melhor, uma mãe melhor, um sogro ou sogra melhor, nunca colocou um propósito de ser melhor, terá sucesso absoluto, será uma pedra no sapato do genro ou da nora (que Deus nos livre). Se nós nunca estabelecemos alvos de crescimento espiritual, seremos medíocres, nunca conheceremos a Bíblia, desprezaremos as disciplinas espirituais e como não temos alvos e metas planejadas, alcançaremos aquilo que não planejamos na sua inteireza. Aquele negócio do jeito que está, está bom, ficará pior com o decorrer da caminhada, a possibilidade de acerto quando não se têm objetivos são grandes, geralmente esses acertos do acaso são conseguidos.

Gente se não comprometermos com uma causa, com um objetivo na vida, ficaremos a mercê, seremos levados pelas ondas da existência, até encalharmos em um banco de areia no alto mar da vida. Como temos planejado a nossa vida, o nosso tempo na obra de Deus, isto é, no serviço cristão da minha igreja local. Estabelecemos metas de orar, de evangelizar, de visitar hospitais, visitas a lares etc. Se não planejamos nada disso, nós não faremos nada, o tempo vai passar e não seremos pessoas melhoradas.

Certa vez conversávamos em um grupo de pessoas, uma pessoa dirigiu-se a outra e perguntou: “Como você consegue ser tão organizado e planejar seus objetivos e horários?” De pronto o interlocutor respondeu: “Você chega atrasada no trabalho?” De imediato a resposta foi: “Não, de jeito nenhum! A resposta do interrogado foi imediata: “Você não chega atrasado ao trabalho é porque outros planejaram sua vida, por isso você chega no horário”.

Pessoas que conseguem feitos positivos são aquelas que têm alvos e objetivos definidos na vida. No Evangelho de Marcos, Jesus disse uma frase fantástica, que nos ensina a viver uma vida cheia de propósitos e alvos. “... Foi para isso que eu vim... Para que eu pregue” (Mc 1.38). Precisamos saber o que viemos fazer aqui nesse planeta terra, para que nós vivemos e existimos. Se não sabemos viveremos uma vida de futilidades e empregaremos nossos dias e energias em coisas sem valor e passaremos uma existência medíocre debaixo do sol.

Preciso saber o que eu vim fazer aqui. Pessoas vencedoras são aquelas que acertam porque tem objetivos, alvos. Treinam, exercitam, cansam, choram; mas sempre retornam a batalha do dia-a-dia. Erram muitas vezes porque tem alvos, mas busca o aperfeiçoamento, algumas morrem lutando pelos sonhos, Esses sonhadores que tombam no campo de batalha diariamente, merecem uma lápide com dizeres que trazem elogios.

Jesus era disciplinado na sua espiritualidade, começava o dia orando. Quem queria encontrar Jesus logo de manhã, era só se informar o local em que ele orava. Não tinha erro, ele ganhava do conforto. Veja como o Evangelista Marcos nos ensina: “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava (Mc 1.35). O mestre era dedicado e empenhado no trabalho diário. Ele era disciplinado na oração e leitura das Escrituras, porque eram imprescindíveis para o dia de trabalho com o povo, curando doenças, expulsando demônios, aconselhando as pessoas sobre a eternidade da existência etc. Ser cheio de propósito e alvos, não é suficiente se não estamos dispostos a exercitar em atividades diárias que nos levará a conquistas. Quando desenvolvemos nossas atividades diárias, aquelas que ninguém vê, que ninguém aplaude, estamos medindo nossa intensidade e paixão pelos objetivos que temos na vida. Se discursamos que somos apaixonados pelas coisas espirituais, mas passamos dias sem ler a Palavra de Deus, não dedicamos tempo de qualidade com nosso Deus, se não reunimos e cultuamos em comunidade ou ainda se qualquer programa que aparece de última hora, desmancha a minha atividade programada e “vamos para a galera”. Essas atitudes demonstram que não temos tanto objetivos na vida com Deus como pensamos que temos. Essas falácias que eu amo a Deus, mas não vou muito à igreja e também não oro, não leio a Bíblia, são enganos grosseiros. A intensidade da energia que gastamos revela qual são realmente nossos propósitos e objetivos na vida.

Pense agora: No que você tem gastado seu tempo, suas energias e forças? Em qual direção esses gastos apontam? Para onde os gastos emocionais, espirituais e físicos apontarem, mesmo que não os queiramos apontam, indicam o propósito que de maneira consciente ou não, terminei escolhendo para a minha existência debaixo do sol.

Quando planejamos os objetivos da nossa vida, devemos praticar ações diárias, afazeres dia após dia que faz nos aproximar do motivo central da existência. “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”. (Aristóteles).

Mas, eu existo mesmo para que? Meus hábitos cooperam realmente com o propósito que planejei existir?

Que o Eterno nos ajude!

IDERP - IGREJA DE DEUS REAVIVAMENTO PENTECOSTAL “OS AMIGOS QUE SE IMPORTAM”.

Fone socorro espiritual 9222-6690 - Cultos: quarta-feira ás 19h30min; Domingo ás 18h30min – Av. Vasco F. Coutinho 1152, Próximo à Praça do Interlagos l – Linhares – ES. Bem-vindos aos nossos cultos de celebração!