A " Louca" da Mercedes
Mercedes, não sabe sua idade, aparentando ter 35 anos.
Negra e pobre, apresenta dificuldades na linguagem verbal. Não recorda o motivo pelo qual foi internada, mas sabe que o foi ainda na infância. De acordo com seu prontuário, tem 38 anos.
Foi encaminhada para a FEBEM com um ano de idade, devido ao abandono familiar. Aos dois anos de idade, foi transferida para um abrigo, onde permaneceu por 12 anos. Em 1991, foi transferida para o manicômio, com diagnóstico de retardo mental e por conta do fato do abrigo encerrar suas atividades. Durante todo o processo de internação, não há nenhum registro de visitas e/ou vínculos familiares.
Diagnóstico: F70.0 (Retardo Mental Leve).
É independente nas Atividades de Vida Diária (AVDs), como higiene pessoal e alimentação. Apresenta certa dificuldade na fala, porém com boa comunicação verbal, aspectos cognitivos preservados, como orientação temporal e espacial, bem como resoluções de problemas, boa convivência com as demais usuárias. Apresenta quadro cínico e psiquiátrico estáveis.
A paciente é curatelada, porém atualmente seu benefício encontra-se bloqueado pela justiça [...]. (Prontuário da paciente Mercedes, s. d.).