Pais ansiosos tornam seus filhos ansiosos
Acredito que pais ansiosos tendem a ter filhos ansiosos quando colocam nos ombros de seus filhos o peso de suas próprias expectativas. Sejam filhos de qualquer idade. Quando crianças não alcançam a dimensão da carência e da querência dos seus pais que descarregam as frustrações das expectativas não supridas sob a forma de estresse em cima doa seus filhos. Quando os filhos são adultos, os pais ansiosos interpretam, muitas das vezes, como má vontade, a impossibilidade de prontidão instantânea por parte dos seus filhos que trabalham, que têm família, que estudam que têm uma vida pra dar conta. Passa-se a impressão de que "se quiser, dá-se um jeito", e essa percepção gera angústia, estresse e ansiedade também nos filhos, pois nem sempre vão conseguir atender a todas as vontades e necessidades dos pais, por mais verdadeiras que elas sejam.
Os pais nem sempre são honestos com os filhos, pois muitos deles se colocam em uma posição de que " você é meu filho, eu espero isso de você" , quase como se dissessem "você nasceu pra isso".
Em muitos casos, esse é um relacionamento que cria pessoas emocionalmente doentes, mas ao que se percebe, existe um certo tabu na constatação "meus pais me adoecem", não se trata aqui de filhos mimados e ingratos que só sabem sugar dos pais, mas de pessoas comuns que estão tentando dar o melhor de si, e com a impressão de que precisam resolver problemas que não são delas propriamente e ainda assim estão sempre um passo atrás, sobrecarregadas de si e dos outros.
No entanto, reforce-se que não há motivos para desrespeitar, agredir ou agir de qualquer outra forma que não seja de amor e honradez para com os pais, por mais imperfeitos que sejam.