CANAL DO PANAMA
O canal do Panamá é uma hidrovia muito importante para o comércio internacional, pois interliga os oceanos Atlântico e Pacífico em um trajeto mais curto e menos oneroso.
O canal se estende por 82 km e atravessa o Panamá no sentido norte-sul, com pontos extremos nas cidades de Colón e Balboa, sendo a primeira banhada pelo Atlântico, na região norte, e a segunda situada no Pacífico, na porção meridional da via.
O Canal do Panamá tem um total de 12 eclusas, divididas em três conjuntos principais:
1. Eclusas de Gatún: Localizadas no lado Atlântico, consistem em três câmaras que elevam os navios a 26 metros do nível do Lago Gatún.
2. Eclusas Pedro Miguel: No lado do Pacífico, este conjunto tem uma câmara que abaixa os navios em 9 metros até o Lago Miraflores.
3. Eclusas de Miraflores: Também no lado do Pacífico, com duas câmaras que baixam os navios mais 16 metros até o nível do mar.
A expansão do Canal do Panamá, inaugurada em 2016, acrescentou novas eclusas:
4. Eclusas de Água Clara: No lado do Atlântico, com três novas câmaras projetadas para embarcações maiores.
5. Eclusas de Cocolí: No lado do Pacífico, também com três novas câmaras, essas eclusas permitem que o Canal do Panamá acomode tanto os navios tradicionais Panamax quanto os maiores New Panamax, totalizando 12 câmaras de eclusa.