COMO COMBATER A CRIMINALIDADE?
Foi-se o tempo em que a bandidagem deveria ser combatida com bala (claro que também não é para se combater com flores, como muitos querem, rs). A troca de tiros entre policiais e bandidos era quase que inevitável.
No entanto, hoje já não deveria ser mais assim, pelo menos a princípio. A bandidagem ultrapassou os limites: favelas, becos e periferias, e migrou fortemente para os bairros luxuosos, de gente estudada e com muita tecnologia.
Além dessa migração, a bandidagem hoje (aliás, sempre esteve, mas em menor escala) está também fortemente inserida dentro do próprio estado brasileiro.
Porque vejamos: a corrupção, o tráfico de drogas, armas etc. só são possíveis porque o Estado brasileiro ou faz vistas grossas ou participa da corrupção. Só por esses dois motivos. Por exemplo: por onde entram armas e drogas, a não ser pelas fronteiras "fiscalizadas" pelas forças armadas, federais ou municipais? De onde vêm, a não ser também pelos aeroportos clandestinos Brasil afora? Todo mundo sabe; por que, então, ninguém faz nada?
Percebam que não é tão difícil assim. O Estado brasileiro, portanto, além de omisso e por vezes corrupto, é também burro. Porque não trabalha na prevenção e sim na reação, gastando rios e rios de dinheiro, ou melhor: enxugando gelo, para coibir coisas que lá atrás já poderiam ter sido evitadas.
Enfim, precisamos de mais inteligência nos órgãos policiais e, principalmente, políticos. Porque não basta punir o traficante se antes não se fiscalizar e punir severamente o próprio Estado (quando for corrupto, claro), representado por forças policiais e políticas.