Summit Lighthouse: similaridades e diferenças dos rituais da igreja católica(continuação)

Os estudiosos e tradutores dos livros da Summit, para o português, Maurício Prado e Miguel Teixeira, através de divulgações feitas em seminários e palestras dos ensinamentos, foram contactados pela senhora Sônia Soares, então simpatizante dos trabalhos da Organização, que sugeriu a criação de um Grupo oficial de Estudos na cidade de Salvador. A maestrina, senhora Miriam Moldes Fontal, na época simpatizante do conhecimento místico da Fraternidade e conseqüentemente, os oferecidos pela instituição que ora estudamos, ficou conhecendo os referidos estudiosos em uma dessas palestras e conseqüentemente teve a iniciativa de constituir naquela oportunidade, um Grupo de Estudos, para divulgar e estudar os ensinamentos da Grande Fraternidade.

Os rituais oferecidos à comunidade de forma geral são: ritual do Arcanjo Miguel, às terças-feiras, Vigiai Comigo, a Vigília das Horas de Jesus, às quartas-feiras; sexta-feira, ritual da Ascensão (só para Guardiães, a partir da sétima lição), sábado, ensinamentos para os visitantes e ritual da Chama Violeta e no domingo é realizado o ritual Sagrado (trabalho com o Espírito Santo, o Corpo e o Sangue de Cristo). Na primeira sexta-feira de cada mês, é feito o ritual do Coração de Jesus. Os membros frequentam regularmente os centros - locais onde se realizam os estudos, seminários, liturgias, etc., preferindo fazê-los sozinhos em casa, ou em pequenos grupos. Nada impede que assim seja, mas, vale lembrar que na congregação, o efeito a nível pessoal e planetário é bem maior. O Grupo também se dedica às vigílias em prol do Brasil e do mundo.

A Summit Internacional mantém um (a) Reverendo (a) em cada país como autoridade maior da organização. A Reverenda no Brasil chama-se Urbana Ruthford, portuguesa, naturalizada americana, viveu em Montana no Ranch do Royal Teton, prestando serviços religiosos por muitos anos.

No contexto dessa importante organização, um outro pilar que sustenta a base de todo o trabalho religioso, ético, cidadão e educacional desenvolvido nos Estados Unidos com repercussão no Brasil e em outras partes do mundo, é o da Summit University. Uma Organização fundada em 1971 sob a direção dos mensageiros Mark L. Prophet e Elizabeth Clare Prophet. (...) é a Escola de Mistérios do Senhor Maitreya (Cristo cósmico). Promove retiros espirituais, cursos, prática das disciplinas da senda da Ascensão, estudo das sagradas escrituras do Oriente e do Ocidente, ensinadas por Jesus, Guautama, São João Evangelista e outros adeptos do Sagrado Coração; além de exercícios para o domínio pessoal das energias dos chakras e da aura, estudo elementar e intermédio da Alquimia, estudo do Relógio Cósmico – uma astrologia para a disseminação do ciclo da psicologia pessoal, do carma e das iniciações, explicada pela Virgem Maria - segundo a Mensageira da Summit Lighthause. (Lições do Conclave da Coroa (V. I, p. 258)

(...) profissionais do campo da medicina e da saúde, ensinam aos estudantes como por em prática algumas das artes perdidas da cura, incluindo a oração e a meditação científica, o reajustamento através de uma alimentação equilibrada e alternativa naturais para alcançarem a sua integridade e saúde; a psicologia da família, o casamento, as meditações para a concepção de crianças, além de preparar o estudante para o relacionamento Guru\ Chela.(Conclave da Coroa I, p 258 - 259).

A Summit University é uma Universidade de religião, ciência e cultura, proporcionando aos estudantes de qualquer outro credo religioso, aptidão para comunicarem os Ensinamentos Perdidos de Jesus e a sua profecia para esses tempos atribulados. Ainda de acordo com os dados recolhidos, o Programa de Serviços e Estudo, possibilita a aprendizagem da agricultura orgânica e da criação de gado, da construção e de outros serviços comunitários.

Também faz parte desse contexto, a Montessori Internacional, local preparado no Royal Teton Ranch, para o ensino das almas mais jovens. É um colégio para alunos desde a primeira infância até o que hoje denominamos de Ensino Médio.Foi fundado em 1970, também por Mark e Elizabeth Prophet O método aplicado é o de Maria Montessori e da sua aplicação no lar e na sala de aula.

O Grupo de Estudos, que constitui o foco desta pesquisa, não desenvolve ainda o trabalho com educação de crianças e jovens, devido a dificuldades em relação aos recursos material e humano, uma vez que os membros não dispõem de tempo suficiente para tal dedicação, por conta das atividades profissionais de ordem de subsistência. No entanto, desenvolve trabalho de catequese, preparando as pessoas para o batismo, comunhão e casamentos.

Os alunos que concluem o curso de informações na Summit University podem requerer residência (prática ou interna), por um ou dois anos e obtida a graduação, recebem o certificado da Pan American Montessori Society.

A Summit engloba Igreja (Church Universal e Triumphant), Organização, Universidade e Grupos de Estudos.

Na observação dos rituais e liturgias no EL Morya Khan, pode-se observar que algumas coisas são similares aos rituais da Igreja católica. Como por exemplo: no rito sobre o Sagrado Coração, quanto a partilha do pão e do vinho em memória do Cristo. A diferença é que o vinho (suco de uva puro) é oferecido a todos os presentes, diferente do ritual católico onde só o sacerdote bebe vinho, simbolizando o sangue de Jesus.

Uma outra similaridade é o Rosário do Arcanjo Miguel, divulgado pela mensageira da Grande Fraternidade Branca, na Sexta - Feira Santa, em 3 de abril de 1983.Algumas partes desse Rosário, foram tiradas do terço de São Miguel, publicado inicialmente pela Igreja Católica e adaptadas para os rituais da Summit Lighthouse Internacional (Rosário do Arc. Miguel, p. 22) e demais Lighthouses nos demais paises onde ela mantém o foco das Chamas. Também a devoção extremada à Mãe Maria muito se assemelha ao fervor católico, inclusive o uso de imagens, prática também adotada pela Summit Lighthouse em seus Rituais Sagrados.

É importante dizer que a oração da Ave-Maria, assim como o Pai Nosso, orações básicas da Igreja Católica, sofreram modificações feitas pela Summit, por compreender através dos Ditados (lições) dos Mestres para o momento presente, que os filhos de Deus, precisam ser vistos não mais como simples pecadores degredados filhos de Eva,mas sim, como herdeiros da Terra e do céu, vitoriosos sobre a morte pelo processo do Ritual da Ascensão e põe fim à crença dos católicos, quando afirmam na oração do Credo que Jesus é o único filho de Deus, o que para a Summit, não tem sentido essa afirmação, por acreditar piamente que todo o ser humano durante suas múltiplas encarnações pode adquirir a chance de retornar à casa do Pai, fazer grandes feitos e ascender como o próprio Cristo o fez.

As mudanças de cunho pessoal, sociológicas e antropológicas ocorridas com membros do grupo pesquisado, foram bastante significativas, desde quando o individualismo passou a ser trocado pelo bem da coletividade, passou-se a pensar em grupo, a resolver os problemas ao nível de decretos, a compreender o processo da reencarnação, a plena consciência de filhos de Deus na Terra em colaboração com os Mestres e os elementais, rituais para a transmutação do carma pessoal e planetário, e, sobretudo, a mudança no modo de vivenciar as dificuldades que fatalmente vão surgindo no percurso da vida cotidiana. Uma nova visão e leitura dessas ditas dificuldades são um dos pontos cruciais na nova consciência de seres co- criadores com Deus.

Os Mestres Ascensos da Grande Fraternidade Branca

EL MORYA

Chohan (Senhor) do 1º Raio da Vontade e Poder

Os Mestres ascensos são, na crença dessa organização, todos os santos do céu, pessoas que viveram encarnadas em múltiplas reencarnações indivíduos como nós mesmos, diferentes somente no aspecto de terem se tornados senhores do tempo, das energias e do espaço. Senhores que conseguiram passar todos os testes e provas iniciáticas e ascendido à Presença do EU SOU O QUE EU SOU ( Êxodo3:14), tal como aconteceu a Jesus, quando foi levado aos céus do monte de Betânia. São seres imortais que tiveram que transmutar 51% do carma e ter cumprido o seu plano divino, para poderem tornar-se Mestres Ascensos. Eles habitam num retiro etérico, ou cidades etéricas no reino dos céus e podem ajudar as almas que ainda não alcançaram a ascensão.

Esses Mestres, alquimistas, artistas, filósofos, religiosos, cientistas, de todas as eras- formam a Grande Fraternidade Branca, uma fraternidade consagrada a libertação e iluminação de toda a humanidade. Eles, apesar de terem alcançado a liberdade no espírito, não conseguem abandonar os irmãos terrenos que continuam presos à cadeia da servidão da ilusão e da ignorância. Conclui-se que apesar da ascensão ter posto fim à ronda de renascimentos e de morte nos planos materiais, os Mestres continuam a intervir como irmãos invisíveis empenhados no progresso da Terra e de todos os seus habitantes.

De acordo com o que foi pesquisado no grupo de estudos EL Morya Khan, os Mestres Ascensos, são seres que viveram encarnações terrestres e ascenderam ao plano etérico, plano superior onde habitam as almas que passam pelo ritual da ascensão. Segundo essa crença, o Mestre EL Morya, fundador espiritual da Summit, foi em encarnações passadas, Abraão, antigo patriarca que emergiu de Ur na Caldeia, para se tornar o protótipo e progenitor das doze tribos de Israel; também foi São Thomas More, pessoa amada e admirada pelos católicos. More foi beatificado pelo Papa Leão XIII em 1886 juntamente com outros mártires ingleses e canonizado em 1935 como S. Thomas More.

Na verdade, EL Morya, prestou serviço durante numerosas encarnações, como governantes de nações, monarcas e homens. Esse Mestre dos Himalaias adquiriu uma aprimorada devoção à vontade de Deus – uma virtude que gera nos seus chelas (discípulos), muita confiança e devoção. Foi canonizado por duas vezes pela igreja Católica Romana. No século VI, reencarnou como o Rei Artur da Bretanha, Fundou a Ordem dos Cavaleiros da Távola Redonda e dirigiu os cavaleiros na busca do Santo Graal, o cálice do qual Jesus bebeu na última ceia.

No século XVI, a jornada de sua alma leva-o ao Oriente, na pessoa de Akbar, o maior imperador Mongol, que teve uma política considerada como uma das mais esclarecidas de sua época. Soberbo organizador e administrador, mostrou tolerância para com as muitas religiões existentes na Índia.

A sua última encarnação teve lugar na Índia, na última parte do século XIX, como EL Morya Khan, onde ascendeu ao coração de Deus, em 1898.

SAINT-GERMAIN

O Hierarca da Era de Aquários, o Chohan do sétimo Raio da Chama Violeta

A Mensageira Elizabeth Prophet afirma que Voltaire o Chamava de o homem que nunca morre e sabe de tudo. Segundo ela, alguns ainda acham que o filosofo foi modesto em seus elogios à lendária figura do Conde de Saint - Germain, que transformava metais em ouro, removia defeitos de diamantes e descobriu o elixir da juventude.

Ele foi confidente de reis e amigo dos pobres: diz à lenda que utilizou seus poderes alquímicos para dissipar a pobreza que prevalecia no século XVIII. Mas seus milagres tão fartamente documentados - eram apenas o desdobramento natural da sua prática da alquimia.

Segundo a pesquisa de Isabel Cooper-Oakley - uma monografia sobre a vida do conde de Sant Germain - ele era uma personalidade contestada ao mesmo tempo amada, misteriosa, que sumia e reaparecia em vários lugares ao mesmo tempo. Falava fluentemente vários idiomas e se envolvia em assuntos diplomáticos. Na França M. de St Germain parece ter usufruído o cuidado pessoal e gozado da afeição de Luis XV (OAKLEY, P.21). Ainda segundo suas criteriosas pesquisas, ele tentou muitas vezes alertar a Rainha Maria Antonieta e ao rei Luis XV, sobre a iminência da Revolução Francesa. Lingüista, musicista, atuou nos bastidores para promover os Estados Unidos da Europa e impedir o derramamento de sangue de uma violenta revolução. Em suas múltiplas reencarnações, foi o Profeta Samuel século XI a.C; São José, século I, em Nazaré; Merlin, século V, na Inglaterra; Roger Bacon, 1220-1292; Cristóvão Colombo 1451 -1506; Francis Bacon, 1561-1626 e o Conde de Saint - Germain nos séculos XVIII e XIX.

Patrocinador da Chama Violeta para o mundo, Comendador da Fraternidade dos Guardiães da Chama e seu fundador. O grande Mestre do Sétimo Raio da Transmutação.

Fraternidade dos Guardiães da Chama

Saint - Germain fundou essa ordem através de seu mensageiro Mark Prophet em Washington D.C. (E.U.A.) e fez o voto de conduzir a Terra a uma Idade de Ouro de liberdade, paz e iluminação. Outros mestres também se empenham com seus discípulos, em ajudar o planeta como cita a Bíblia, no livro do Apocalipse, como os santos vestidos de Branco. A Fraternidade dos Guardiães é um ramo externo da Grande Fraternidade Branca.

E o que é a Chama? Certamente não é um fogo comum como o que vemos crepitar na lareira, mas um fogo que queima sem arder - É a chama da vida, capaz de queimar carma negativo é a parcela individualizada do espírito, concedida quando a alma foi gerada do infinito. Ela precisa ser cuidada e guardada no altar do coração para ser utilizada em nível pessoal e planetário. E como fazer isso? Através da ciência da palavra falada, das afirmações e decretos dinâmicos, das visualizações...

(...) já houve um tempo, antes dos anais da história, em que começou a diminuir na Terra o número de pessoas que mantinham a Chama até que, por fim, ninguém mais possuía uma Chama ardendo no altar do coração. Foi uma era de trevas, em que todos haviam se esquecido de sua origem divina. Então Sanat Kumara, citado no livro de Daniel como o Ancião de Dias, veio de outro planeta para a Terra, reacender a Chama e ensinar como mantê-la. Desde então a cada era, tem havido grandes seres de Luz na Terra que mantiveram a Chama acesa e depois retornaram ao Espírito. Esses grandes Luminares incluem Gautama Buda, Jesus Cristo e, nesta era, Saint- Germain. (PROPHET,p.1)

A Chama Violeta, O Solvente Universal

As entrevistas e as leituras deram origem a esse documento que serve de eixo, para algumas reflexões e questionamentos.

A organização a qual nos reportamos, possui um pilar de sustentação de suas teses que é a reencarnação. Ela figura como uma base sólida que vai diminuindo de acordo a assiduidade com que são realizados, os decretos e rituais de Chama Violeta, isto que dizer que quanto mais Chama a pessoa fizer e gerar energia, mais carma negativo será queimado, diminuindo assim o seu tempo na Terra e alcançando mais rápida a ascensão, ou seja, não retornando mais para pagamento de dívidas, mas, como mestre, habitará o plano etérico e participará da reorganização planetária, ajudando na evolução do homem terrestre.

Isto não quer dizer que esta senda é a única que conduz o ser à ascensão, mas o processo aqui explicitado acelera todo o procedimento que poderia levar milhares de anos e séculos para ser alcançado.

Em épocas remotas de nossas inúmeras existências, nós desperdiçamos e comprometemos uma grande parte da energia de Deus. Essa energia mal qualificada nos oprime e angustia. A Chama Violeta tem o poder de requalificar essa energia de forma positiva, transmutando as negatividades.Transmutar significa mudar, alterar a forma, aparência ou natureza.

A transmutação do carma é uma limpeza, uma sublimação das energias corrompidas em várias encarnações que sobe. Sim, pois, à medida que se evoca a Chama Violeta, os problemas de épocas passadas vêm à tona para serem transmutados. Daí a necessidade desse processo ser contínuo, diário, disciplinado, pois o poder atômico dessa energia pode evitar catástrofes em várias partes do mundo. Também as doenças podem ser curadas e prevenidas através do emprego dessa energia. Contudo, cada caso dependerá sempre da pessoa que estiver lidando com essa força. Dependerá do grau de utilização, a fé, a confiança e a certeza de que esse conhecimento poderá conduzir o ser humano a ascender com consciência, acompanhando cada etapa de seu processo individual, tendo como companheiros a presença do EU SOU ( Deus em nós) e o Santo Cristo pessoal, mediadores entre Deus e nós, nessa caminhada ascendente.

Portanto os decretos de Chama Violeta assim como todas as outras Chamas devem ser proferidos em voz alta e em uníssono, assim, o som produz uma alta freqüência e as células, moléculas átomos, matéria, corpos inferiores enfim, vão sendo curados, transmutados em suas negatividades e se resplandecendo de Luz cósmica.

Ritual da Ascensão

O Mestre da Ascensão é Serápis Bey, seu retiro fica no plano etérico em Luxor, em direção as Pirâmides do Egito. Ele comanda o retorno da alma à morada dos imortais e, durante a noite, nos momentos de vigília, administra aulas aos candidatos que já cumpriram seu carma e estão prontos para participarem do ritual da ascensão por terem passado e sido aprovados no testes impostos por eles mesmos quando transgrediram as leis divinas. Pessoas com um desenvolvimento já avançado conseguem nitidamente relembrar dessas aulas e sabem o que fazer para seu próprio adiantamento espiritual. Segundo alguns depoimentos.

No momento da ascensão, a Chama Trina (azul, poder, amarela, sabedoria, rosa, amor) ancorada na câmara secreta do coração se expande e começa a rodar sobre si mesma, até que se torna branca e envolve o corpo inteiro. A extrema aceleração da freqüência vibratória dos átomos do corpo transforma-se em pura luz, ao mesmo tempo em que todas as imperfeições físicas e sinais de velhice desaparecem e a estatura do individuo aumenta.A cisão do núcleo dos átomos do ser provoca uma liberação de energia muito superior à de qualquer bomba nuclear. Essa energia desce para abençoar e elevar o nível da consciência do planeta inteiro.

Todas as virtudes, talentos, conhecimentos e poderes que a alma adquiriu ao longo dos séculos e que foram acumulados no corpo causal (corpo das experiências), ficam ao dispor do individuo Ascenso. Além disso, passa a ter acesso à consciência e ao poder da experiência de todos os que já fizeram a sua ascensão e que formam coletivamente o Espírito da Grande Fraternidade Branca.

Quando se efetua essa fusão da alma purificada com o Cristo Pessoal e com a Presença Divina, torna-se um Mestre sobre espaço e tempo, livre-finalmente e uno com a sua presença EU SOU. (Ensinamentos aos chelas e membros da Summit, cedidos pelo grupo EL Morya Khan)..

Os Sete Raios

Assim como um raio do sol ao passar por um prisma é refratado em sete cores, também a luz espiritual se manifesta em Sete Raios. Cada Raio tem uma cor, freqüência e qualidade específica da consciência de Deus. Portanto, as sete cores dos Raios são de fato, a divisão natural da pura luz branca que emana do coração de Deus, quando esta desce pelo prisma de sua manifestação. Elas representam as subdivisões que é o Cristo, manifestando-se em sete aspectos qualitativos.

Todas as cores têm um núcleo de fogo branco de pureza que encarna todos os atributos de Deus e que pode ser invocado por todos aqueles que desejam expandir a consciência Crística. Em cada dia da semana é transmitida para a Terra do coração de Alfa e Ômega, uma concentração especial de um dos Sete Raios de Deus. Aqueles que verdadeiramente desejam comungar com os Mestres ascensionados, ampliar a Luz aos seus mundos, devem sintonizar-se com as cores do dia e fazer decretos, orações, afirmações, utilizando a força do Raio que é maior naquele dia, contudo, os decretos de Chama azul e violeta deverão ser sempre diários, para manter a proteção e a purificação.

Domingo - Chama de cor amarela - 2º Raio - Sabedoria e Iluminação - Chohan Lanto

Segunda-feira - Chama de cor rosa -----3º Raio - Amor e Beleza Chohan Paulo, o Veneziano

Terça -feira Chama de cor azul - 1º Raio - Poder e Fé, Chohan EL Morya

Quarta-feira - Chama de cor verde - 5º Raio - Cura e Abundância - Ceclopia

Quinta - feira Chama de cor púrpura\dourada 6º Raio - Paz e serviço - Jesus Cristo

Sexta- feira - Chama de cor Branca - 4º Raio Ascensão e Pureza Serapis Bey.

Sábado - Chama de cor Violeta - 7º Raio -Transmutação e Diplomacia Saint Germain

A Luz dos Sete Raios é transmitida com maior ou menor intensidade para a nossa aura e para o plano da matéria através dos sete chakras principais que se situam no corpo etérico do homem.

Os Setes Chakras Principais

O fluxo de energia que inunda os quatro corpos inferiores do homem (etérico, mental, emocional e físico) são denominados de chakras. São sete os chakras que correspondem aos Sete Raios, e cinco chakras secundárias, correspondentes aos cinco Raios Secretos e um total de 144 centros de Luz no corpo humano.

O som e o ritmo servem para a afinação dos chakras como instrumentos de harmonia, assim como determinados sons têm o poder de desequilibrá-los causando distúrbios emocionais e outros.

As cores dos chakras correspondem aos planos do corpo causal (corpo das experiências), portanto, temos em nossa aura, os sete planos da consciência de Deus:

Chakra da Base da Espinha cor branca – 4 pétalas

Chakra da Alma cor violeta 5 pétalas

Chacra do Plexo Solar cores púrpura e dourada 10 pétalas

Chakra do coração - cor rosa -12 pétalas

Chakra da Garganta - cor azul 16 pétalas

Chakra da Coroa cor amarela -972 pétalas

Chakra do Terceiro Olho -cor verde - 96 pétalas

Um chakra importante também é o da Câmara Secreta do Coração contém 8 pétalas e fica ao lado esquerdo do chakra do coração, onde reside a Chama Trina, as três plumas do amor (rosa) sabedoria (amarelo) e o poder (azul).

Esses três poderes, ancorados no coração humano e devidamente equilibrados, através dos decretos e das visualizações, proporcionam ao homem as três virtudes e características próprias de cada uma cor, especificamente, e assim, a sabedoria, o amor divino e o poder ajudarão na vida cotidiana das pessoas, que conscientes trabalharão satisfatoriamente em prol da justiça, do amor e comunhão entre os homens.

É importante ressaltar que todo o trabalho desenvolvido com os decretos, as visualizações, meditações, mantras, orações, rituais diversos, vigílias etc, tem o objetivo de atingir o planeta e toda as evoluções (pessoas) que estão nesse lar escola em processo ascendente.

Ficou evidenciado, após as pesquisas, que para se adentrar nesse conhecimento minucioso, se faz necessário um tempo maior para as investigações, estudo dos rituais e principalmente, das controvérsias sobre os Ensinamentos Perdidos de Jesus, que a Igreja Católica não reconhece e que a Mensageira Elizabeth Clare Prophet, em seu Livro, fartamente documentado, Os Ensinamentos Perdidos de Jesus revela - para a compreensão dos homens - a cerca da vida desse Mestre em comunidades do Oriente, o seu Evangelho Secreto e a ampla omissão da Igreja Católica sobre a reencarnação e muito mais para a elevação do ser e a desmistificação sobre os escritos da Bíblia.

Afirma a Mensageira Elizabeth, através das suas pesquisas, que a jornada de Jesus ao Oriente, durou dezessete anos, fatos esses não mencionados pela Igreja Católica, mas, apresentados no livro de sua autoria, publicado em 1984, com o título, Os Anos Ocultos de Jesus. E ainda segundo ela, muitas pessoas que viajaram para Ladakh contaram ter ouvido falar de textos budistas e lendas que dizem que Jesus esteve ensinando e também estudando na Índia, Nepal, Tibete, Ladakh e Pérsia, os quais foram descobertos por Nicolas Notovitch, Swami Abhedananda e Nicholas Roerich e estão reproduzidos no livro da Mensageira acima citado.

Segundo a pesquisadora Elaine Pagels

(...) depois que os cristãos ortodoxos foram reconhecidos oficialmente, após a conversão de Constantino ao cristianismo, era somente uma questão de tempo, segundo ela, para que as obras que eles já tinham condenado fossem suprimidas e muitas delas perdidas durante dezesseis séculos. Quando o cristianismo se tornou uma religião oficialmente aprovada, no quarto século, os bispos cristãos, anteriormente perseguidos pela polícia, agora a comandavam. Possuir livros denunciados como heréticos era considerado crime. Várias cópias de tais livros foram queimadas e destruídas...

Os vencedores são os que escrevem a história à sua maneira. Não causa espanto, então, que o ponto de vista da maioria vencedora tenha dominado todos os relatos tradicionais sobre a origem do cristianismo.( In PROPHET, Mark L e Elizabeth Clare citando Elaine Pagels:1997;pag.44).

Seres que compõem a Grande Fraternidade Branca

· Mestre Afra

· Virgem Maria

· Dyani Budas

· Sanat Kumara

· Arcanjo Chamuel e Caridade

· Hilarion

· EL Morya

· Serápis Bey

· Senhor Lanto

· Saint Germain

· Maha Choran

· Arcanjo Miguel e Fé

· Apolo e Lumina

· Paulo veneziano

· Senhor Maitreya

· Arcanjo Rafael

· Arcanjo Zaquiel e Ametista

· Arcanjo Jophiel e Arqueia Cristina

· Arcanjo Gabriel e Esperança

· Arcanjos Uriel e Amazônia

· Lanello

· Kuan yin

· Kuthumi

· Jesus Cristo

· Mestra Nada

· Grande Diretor Divino

· Milhares de outros...

Rituais Sagrados

Todo o trabalho desenvolvido pela Sammit Lighthouse, pelos Grupos de Estudos e Ensino tem como ponto pacífico, os cerimoniais ritualísticos, a base de orações, mantras, afirmações, cânticos religiosos, decretos. Em voz alta todos os integrantes recitam em uma só voz e o som ao ecoar pelo recinto faz vibrar corpos, causando boas sensações. Ao participar de alguns rituais, pode-se observar que após as sessões de decretos dinâmicos, dependendo do Raio mais trabalhado no dia, a pessoa (isso depende de cada um), absorve os atributos da cor cósmica evocada e visualizada.

Em Salvador, aos domingos, realiza-se o Ritual do Sagrado coração de Jesus, há comunhão e todas as pessoas que quiserem podem participar, é aberto ao público.

Na Segunda- feira, as pessoas fazem seus rituais em casa ou nos centros como acharem melhor.

Terça - feira é realizado no Centro, o importante ritual do Rosário do Arcanjo Miguel, Chama azul do primeiro Raio, da vontade de Deus.

Quarta- feira é o Vigiai Comigo, a Vigília das Horas de Jesus, divulgado pela Mensageira Elizabeth Prophet. Durante séculos, seguidores de Cristo sentiram remorsos pelo fato de os discípulos não terem vigiado com Jesus quando ele orava no jardim durante as horas que precederam a sua traição e crucificação (...). O trabalho do vigiai é um trabalho para a cura planetária e segundo a mensageira foi ditado pelo próprio Jesus para os problemas de hoje.

Quinta-feira os trabalhos ficam por conta dos membros da organização em suas casas e\ou nos centros. Nada especifico.

Sexta -feira -Ritual da Ascensão somente para Guardiães da Chama.

Sábado Ritual da Chama Violeta, aberto ao público.

Os rituais são sempre ornados com flores, velas e incensos. Evitam-se cores escuras de baixa freqüência, dão-se preferência às cores dos Sete Raios. As ofertas de amor (dizimo) são solicitadas, mas não impostas e são sempre bem aceitas as doações, haja vista, os grupos terem suas próprias diretorias, devendo gerar receitas independentes da Summit Lighthouse do Brasil e da Summit University Montessori Internacional e da Igreja Universal e Triunphant. Todas elas fazem parte de um todo, no entanto, possuem estatutos próprios condizentes com as suas realidades. Ainda assim, seguem as orientações, recomendações, decretos e lições que são traduzidas para o português e disseminadas pelos grupos em todo o mundo, como já foi explicitado.

Conclusão

O espaço Sagrado onde se realizam os rituais da Sammit Lighthouse, quer seja, nos Centros de Estudos, quer seja em casas de famílias, ou em qualquer lugar onde os decretos possam ser recitados, será sempre um local de muito respeito e veneração onde as divindades do plano etérico em seus corpos eletrônicos e o plano elemental, podem se fazer presentes e operar grandes benefícios para as pessoas além da nossa compreensão analítica.

Na ótica de Mircea, para o homem religioso, o espaço não é homogêneo: o espaço apresenta roturas, quebras; há porções de espaço qualitativamente diferentes das outras. Disse o Senhor a Moisés: não te aproximes daqui, tira as sandálias de teus pés, porque o lugar onde te encontras é uma terra santa (in ELIADE, 1992: p.25, cita, êxodo, 3:5).

O sagrado sendo assim, não homogêneo, cria o Centro, o mundo repleto de simbologia e de significância. O espaço sagrado dentro dessa instituição estudada, é de muito valor, ainda que, como já foi dito, seja simplificado e restrito a pequenos aposentos familiares, ou similares.

Para Durkheim (1996,p.20) uma palavra, uma coisa, pode ser sagrada (...) há palavras, frases, fórmulas, que só podem ser pronunciadas pela boca de personagens consagrados; há gestos e movimentos que não podem ser executados por todo o mundo.

Verdadeiramente, na Summit, existe uma hierarquia de Ministros e Missionários que tanto podem ser homens ou mulheres, não há restrição e isso difere da Igreja Católica, onde só os homens podem ordenar-se Sacerdotes e demais cargos oficiantes; pessoas essas munidas de autoridade, ciência e mestria para ministrar os sacramentos da comunhão, casamento, batismo, e determinados ritos que envolvam por exemplo, a expulsão do morador do Umbral ( ser inferior que habita o interior dos humanos, fortalecido pelos maus pensamentos e ações do próprio homem). Esse tipo de ritual de exorcismo só pode ser presidido de fato, por alguém qualificado, o mesmo acontecendo com o ritual católico.

Esse trabalho investigativo foi muito importante para a constatação de que embora as religiões se diferenciem em muitos pontos, possuem distinções e similaridades. Ainda assim, oportuniza para o ser humano a esperança de uma vida eterna lugar cativo em uma outra dimensão para os eleitos de Deus. E, embora para a Igreja Católica, a alma após a morte fique em repouso até o dia do Juízo Final e para a Sammit, ela volte milhões de vezes, caso seja necessário para seu aperfeiçoamento até a ascensão, a crença num ser superior que ama, absolve, condena e eleva, é comum a essas duas religiões.

Os questionamentos, objetivos e hipóteses anteriormente formuladas foram de certa maneira respondidos a contento, embora seja necessário maior aprofundamento, para melhor compreensão sobre a complexidade que envolve os ensinamentos de Jesus e de todos os Mestres da Grande Fraternidade Branca, as contradições contidas nos ensinamentos da Igreja Católica, os documentos que comprovam essas ditas contradições, e que a Summit publica, divulga e convoca a todos a estudar e aplicar os ensinamentos de santos e sábios do Oriente e do Ocidente aos desafios da vida moderna, por não acreditar em uma fé cega, mas, na crença de que muitos ensinamentos de Jesus foram perdidos, ou removidos dos Evangelhos, até mesmo mantidos em segredo ou suprimidos.

Quanto ao Grupo de Estudos EL Morya Khan, da cidade de Salvador e os trabalhos realizados para a comunidade, em especial as pessoas de pouca escolaridade, têm sido bem aceitos e reverenciados, mas falta ainda muito para que os ensinamentos da organização possam, de fato, ser compreendidos e assimilados de maneira popular, pois, a efetiva ampliação dos seus ensinamentos passa por uma necessidade social, haja vista, ser a alfabetização o instrumento básico para o acesso à Ciência da Palavra Falada, que é a base dos estudos da Summit Lighthouse.

Referências:

ALBUQUERQUE, Leila Marrach Bastos. In: Souza, Beatriz Muniz de Martinho, Luís Mauro Sá (org). Sociologia e Mudança Social: Católicos, protestantes, e novos movimentos religiosos no Brasil. Estrutura e dinâmica dos novos movimentos religiosos. São Paulo: Paulo: 2004.

BESANT, Annie: Os Mestres. 1 edição. São Paulo: Editora Pensamento Ltda. 1990.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Os Passos da Pesquisa Histórica: Uma Introdução à História..: Brasiliense, São Paulo:1983.

DURKEIM, Émile. Definição do fenômeno Religioso e da Religião. In: As Formas Elementares da Vida Religiosa: O sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ELIADE, Mircea. O Espaço Sagrado e a Sacralização do Mundo. In: O Sagrado e o Profano: A essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992. Cap. 1. p.25-61.

Estatuto e Regulamento - Fraternidade dos Guardiães da Chama. Summit Lighthouse do Brasil. Revista

Fórmulas para sua autotransformação. Rio de Janeiro: Record: Nova Era, 1997.

_______________, Lições do Conclave da Coroa I. São Paulo: Summit Lighthouse do Brasil, 1998.

_______________, Os Ensinamentos Ocultos de Jesus No 1: Textos Perdidos: Karma e Reencarnação. Rio de Janeiro: Record: Nova Era, 1997.

GYNSKA, Tola: Livro da Chama Violeta, 8ª edição, Brasil, 1988.

HERMANN, Jaqueline. História das Religiões e Religiosidades. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. Cap 15, p. 329-352.

PROPHET, Mark L. Dossiê sobre a Ascensão. Summit Lighthouse do Brasil. 1992.

PROPHET, Mark L.; PROPHET, Elizabeth Clare . A Alquimia de Saint Germain:

http://www.summit.org.br/index2_html