RESSIGNIFIQUE SEU TÉDIO!
"Que tédio! Não tem nada para fazer." "Nossa, hoje está um marasmo só." "Que dia mais monótono."
É comum ouvir jovens e adolescentes dizendo isso, ou seja, que o dia não está legal, muito parado e chato. Entretanto, não é incomum também ouvir, entre muitos de nós, adultos, as mesmas reclamações.
Infelizmente, por vivermos em um tempo bastante agitado, ficar sem fazer nada ou dar pequenas pausas em nossas rotinas pode ser considerado sinônimo de tristeza ou apatia. Vejam:
Geralmente, preenchemos o nosso tempo livre com produtividade ou algum tipo de atividade. Assim, por exemplo, viajamos nos feriados e, aos finais de semana, temos quase sempre uma atividade para fazer, assistir ou participar. Por exemplo: Participar de algum aniversário, praticar algum esporte, curtir uma balada, estudar para o vestibular, atividade religiosa, ir a academia, assistir ou maratonar séries de filmes, ir em almoços de família etc.). Ou seja, estamos quase sempre em movimento. Além disso, outra forma de não ficar entediado é deslizar os dedos para cima e para baixo nos celulares, olhando horas a fio os stories e feeds do Instagram ou de outras plataformas de mídias sociais.
Assim, o tédio tem sido o grande vilão desse tempo moderno e agitado em que vivemos. Experimente, por exemplo, ficar em um shopping sentado sem mexer no celular ou em uma praça olhando as pessoas passarem. Podem até chamar a polícia para você, rs.
No entanto, estar em tédio não precisa necessariamente ser algo ruim, como muitos de nós acreditamos que sim; pelo contrário, pode ser uma excelente oportunidade para outras ações e descobertas que geralmente não valorizamos e nem prestamos atenção quando estamos em agitação. Por exemplo:
Qual foi a última vez que você contemplou a beleza de uma árvore, o canto de um pássaro ou o desenho de um lindo quadro? Quando foi a última vez que você realmente prestou atenção em uma pessoa, sem ser no automático e na correria do dia a dia? Quando foi que você se alimentou com calma, sem olhar para a televisão e, principalmente, para o celular, o seu delicioso almoço ou jantar? Ou, simplesmente, descansou sem fazer nada, só com as pernas para o ar?
Eu, faz tempo!
Então, é por isso que o tédio não precisa ser um vilão. Ele pode ser um grande aliado para a beleza, descanso e contemplação.