Evolução do futebol carioca

Nos últimos 2 ou 3 anos, o futebol carioca vem apresentando um fato inusitado. Algumas equipes do interior e de baixo poder para montar uma estrutura que atenda com conforto aos atletas de futebol, estão participando das fases finais e causando altos incômodos aos quatro times de maior tradição da região.

Para tentar evitar que tal fato se consolide em 2008, os principais clubes estão apoiando uma medida gerada dentro das emissoras de tv que levam ao ar os jogos de futebol. Estas empresas de comunicação estão tendo dificuldades para encontrar patrocinadores para espetáculos onde existe um alto risco de equipes modestas roubarem a cena.

Então fizeram uma mudança imoral no regulamento, que dá ao RJ o título de ser o único a praticar tal medida nojenta. A partir deste ano, as equipes principais não jogam nos campos das equipes modestas. Elas apenas jogarão no Maracanã, Engenhão e São Januário, para aumentar as chances de que nas finais estejam duas das 4 principais equipes do RJ.

Se mesmo assim estas equipes beneficiadas não tiverem competência para chegar ao ponto que os patrocinadores desejam, talvez no ano seguinte os “gênios” que elaboram regulamentos deverão incluir algum parágrafo onde gol de equipe modesta só poderá ser consignado se o chute for efetuado antes do meio do campo. Algo em torno de 45 metros.

Enquanto isto as instalações destinadas ao público continuarão em precárias condições, sem manutenção e aumentando o risco de desabamento de arquibancadas, como aconteceu no final de 2007 no Estádio da Fonte Nova na Bahia.

Haroldo P. Barboza – RJ – jan/2008

Professor de Matemática e recreador pedagógico.

Autor do livro: Brinque e cresça feliz.

Haroldo
Enviado por Haroldo em 15/01/2008
Código do texto: T818438