Faça seu IPTU dar rendimentos
Cortando verbas
Partindo de uma idéia lançada por um colega de Niterói e citada na rádio Band FM (94,9) e apoiada pelo jornalista Ricardo Boechat, resumimos aqui a proposta.
Estamos em ano de eleições para os municípios. Grandes partes dos valores arrecadados mensalmente pelo IPTU serão desviadas para as campanhas eleitorais dos Prefeitos no poder no momento. Mas isto só ocorrerá se pagarmos mensalmente as 10 parcelas do tal imposto cujo montante não nos devolve ruas asfaltadas, bueiros desentupidos, praças bem cuidadas, lâmpadas acesas à noite, rede de esgoto desentupida, escolas decentes, postos de saúde com medicamentos.
Se você não está gostando da administração do mandatário atual, cause-lhe um empecilho desagradável.
Podemos depositar agora em janeiro o valor total do imposto à vista numa poupança e deixá-la rendendo até final de outubro, já na época de enuncio do resultado da eleição. No início de novembro, pagamos todas as cotas no dia limite, quando vence a última cota. Basicamente os rendimentos da poupança cobrirão os excedentes das parcelas que não pagamos ao longo dos meses.
Observe que não é uma atitude ilegal nossa (no próprio carnê do IPTU está prevista tal possibilidade) e que não doerá profundamente em nossos bolsos. Mas servirá de recado aos que lideram os municípios de forma leviana.
Haroldo P. Barboza – RJ – jan/2008
Professor de Matemática e recreador pedagógico.
Autor do livro: Brinque e cresça feliz.