Nascemos livres, completamente livres. A melhor prova disto é que chegamos aqui nus, sem nada e abençoados com o livre arbítrio. Alguém disse : “- podemos tudo, mas nem tudo nos convém”. Ganhamos a vida com liberdade ampla, geral e irrestrita e aos poucos vamos nos tornando escravos por vontade própria. Simplesmente, estendemos os braços e permitimos que nos coloquem as “algemas da escravidão”. Aliás, não permitimos, pedimos e muitas vezes pagamos caro, muito caro, para sermos algemados e ainda fazemos questão de desfilar por aí demonstrando a nossa submissão.
Deus deve ter uma grande decepção conosco. Afinal de contas, Ele nos dá a vida e com ela a plena liberdade. E nós exercemos esta liberdade optando pela escravidão. Somos escravos da Coca Cola, somos escravos do Volkswagen, somos escravos da Microsoft, somos escravos da televisão, somos escravos do Nintendo, somos escravos do McDonalds, somos escravos da Avon, somos escravos dos Shopping Centers. Enfim, somos escravos da vaidade e da necessidade de afirmação.
Só não somos escravos do nosso caráter. Não resistimos às pressões sociais, perdemos a personalidade própria e aceitamos a “personalidade coletiva”. Obedecer regras sociais de conduta é saudável, mas imposições sociais distorcidas passam a comandar os nossos passos, a nossa vida, numa assustadora operação “subliminar”. Sucumbimos a propaganda que nos massacra diariamente e nos joga para o perigoso exercício do consumismo. Quantas vezes você já comprou produtos que não precisava ? Quantas vezes você já comprou produtos de “marca” somente porque foi influenciado pela propaganda ? Quantas vezes a televisão já interferiu no seu comportamento e quando você “acordou” já era tarde demais ? Quem manda na sua vida ? Tem certeza de que é você ? Ou será o dinheiro ? Ou será o seu chefe ?
Crescemos e nos tornamos escravos da ganância, do ódio e da ignorância. Pelo poder e pela ambição somos capazes de terríveis baixarias. A mentira está sempre a nossa disposição e não temos o menor escrúpulo em lançar mão dela quando preciso. Você quer conhecer o verdadeiro caráter de alguém ? Basta dar a esta pessoa dinheiro e poder e a verdade aparecerá. Não somos escravos de Deus, porque Ele não quer escravos, Ele quer devotos. Por que, então, ser escravo dos homens ?
Você comanda a sua vida ou você é o famoso “pau mandado” ? Você exerce a sua liberdade ou é mais um escravo perdido, sem personalidade própria e sem objetivo na vida ?
O sol tem luz própria, brilha, comanda e aquece. A lua não tem luz, é fria e vive na sombra. Você quer ser sol ou prefere ser sombra ? Você só será feliz quando for escravo da sua liberdade, pois ela vem de Deus. Liberdade com responsabilidade.