Monte Roraima
O lugar mais antigo do planeta Terra fica na Venezuela e se chama Monte Roraima.
Uma das maravilhas naturais mais lindas e impressionantes do mundo.
Durante mais de 500 anos, cientistas de todo o mundo tentaram decifrar a única origem geológica do Monte Roraima, no sul da Venezuela.
Além de subir cerca de 3.000 metros sobre o nível do mar, a montanha apresenta uma morfologia antinatural, que parece ter sido cortada com facas devido à precisão de seus ângulos milionários.
Esta formação rochosa é a mais grande do tipo em toda a América do Sul e faz parte da Cordilheira de Pakaraima.
Durante mais de 5 séculos intrigou historiadores, geólogos e outros cientistas porque é uma montanha sem ponto.
O cume do Monte Roraima é completamente horizontal e ocupa uma área de mais de 30 quilômetros quadrados, rodeada de cascatas, alcantilados e outras características geográficas raras do mundo.
Visto assim, poderia ser considerada uma ilha nas colinas. El Monte Roraima é o lar de uma grande variedade de espécies animais e vegetais endêmicas.
Geólogos e biólogos de todo o mundo estimam que escondem algumas das espécies das quais a ciência não tem rastro, já que há espaços na montanha que ainda permanecem inexplorados. Sua origem é um mistério. Acredita-se que o monte Roraima foi o produto de um grande terremoto no passado.
No entanto, sua origem é incerta, já que as características geológicas criadas de forma semelhante não têm essa forma. Isso levou os cientistas a pensar que poderia ser a formação rochosa mais antiga da Terra.