GRANDES SOLUÇÕES.

Uma das grandes tentações que o mundo tecnológico pode trazer é o de ignorar os pequenos locais e mirar apenas nas grandes transformações mundiais. Com o avanço da tecnologia, notícias do mundo inteiro chegam em segundos em nossas telas de celulares, tablets, computadores ou notebooks. E, é nesta hora que as tentações começam.

Preocupados com à fome que guerras como as do oriente médio ou entre Rússia e Ucrânia trazem, esquecemos muita das vezes da fome que crianças e adolescentes, homens, mulheres e idosos passam diariamente nas nossas frentes. Indignados com às queimadas que estão acontecendo no Brasil e mundo à fora, com o clima ambiental mundial cada vez mais em colapso ou com à caça de baleias no Japão, por exemplo, esquecemos que nossos pequenos hábitos de consumo do dia a dia é o que causa tudo isso. Ou, alarmados com os altos índices mundiais de problemas de saúde mental, ignoramos um (a) colega de trabalho, familiar ou vizinho que nitidamente também padecem desde mal.

Bem, isso não deve significar de maneira alguma que não devemos nos preocupar com o todo, pelo contrário. Em tempos de geopolítica acontecimentos mundias refletem nos locais. A questão apenas é que a vida é vivida bem mais nos ordinários do que nos extraordinários. São nas pequenas coisas e detalhes que verdadeiramente ela acontece. Porque nem todo mundo terá um chamado, por exemplo, para ir ajudar na distribuição de comida na faixa de gaza. Mas, muita gente pode localmente aplacar à fome de algumas mesas. Nem todo professor terá condições de passar seus conhecimentos para crianças Afegãs, mas muitos podem vez ou outra dar aulas em um projeto social local. Nem todos nós (eu pelo menos não tenho, rs) teremos condições de deixar fortunas para causas sociais como fez, por exemplo, Bill Gates, mas muitos de nós podemos sem alarde (o que mão direita faz a esquerda não precisa ficar sabendo) distribuir uma cesta básica uma vez ao mês ou ajudar um colega ou amigo a completar o seu aluguel atrasado.

Enfim, como diz o nome de um famoso programa chamado: "Pequenas empresas/Grandes negócios, podemos também ter Pequenos locais/Grandes soluções emergenciais!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 21/09/2024
Código do texto: T8156390
Classificação de conteúdo: seguro