OS HUMILHADOS NÃO SERÃO EXALTADOS!
É bastante comum ouvir pelo senso comum a citação de uma passagem bíblica que diz: "Os humilhados serão exaltados." De acordo com muitos, a pessoa que foi, por exemplo, humilhada, maltratada, xingada, derrotada, trapaceada, etc, será exaltada e todos verão a reviravolta e a glória em sua vida.
Embora Deus realmente possa mudar às circunstâncias adversas de qualquer pessoa, é bem provável que o referido texto bíblico não esteja querendo dizer isso. Primeiro: Quando uma pessoa é abençoada à glória não é para ela e sim para Deus embora quem vá desfrutar dos seus efeitos seja ela. Há pessoas que acham que são especiais só porque foram agraciadas com alguma benção. Não! Porque o único que foi, é e sempre será especial para Deus é Cristo Jesus seu filho amado. Nenhum ser humano alcançou e jamais alcançará este status de especialidade. Portanto, quando somos abençoados somos para glória de Deus e não a nossa!
E segundo, é que os humilhados serão exaltados não porque foram humilhados ou maltratados por alguém. É quem se humilha que será exaltado, é o contrário! É na humilhação (que não significa auto diminuição ou autocomiseração) que a pessoa é exaltada. É quando ela, por exemplo, está disposta a perdoar, se perdoar e pedir perdão. Quando abre mão de suas vontades, oportunidades e desejos em prol de um amigo, conhecido, desconhecido, pai, mãe ou irmão. É a pessoa que dedica seu tempo, recursos financeiros, profissionais e a atenção para quem está sofrendo de alguma doença seja do corpo, alma ou do coração. Enfim, são nestas e outras coisas que uma pessoa será exaltada.
Mas aí vai a questão: E quem deseja fazer isso em um tempo/mundo onde expressões do tipo: "Seja sua melhor versão, você é o cara, a mina, não abra mão de seus sonhos e desejos, seja livre fazendo o que lhe deixa feliz, etc, estão cada vez mais em moda? Quem?