TEORIA DO PODER E A REALIDADE DOS FATOS – SEGUNDO IVES GANDRA

 

Ives Gandra da Silva Martins, professor emérito de diversas universidades, inclusive, muitas delas no nível da Magistratura do Estado-Maior do Exército, Superior de Guerra e do Tribunal Regional Federal, além de Filósofo, Historiador e renomado Jurista, escreveu um artigo sobre a teoria do poder e como a história vê a realidade dos fatos.

Vejam alguns textos daquele seu extenso e oportuno artigo. Segundo Ives, para o historiador interessam os Fatos e não as narrativas de quem está no poder.

É um fato que o presidente Lula declarou no Foro de São Paulo que ele se orgulhava de ser comunista. Foi adiante e disse - Quem conhece Marx sabe perfeitamente que Marx queria eliminar por completo todos os opositores, para impor o que ele chamava de ditadura do proletariado, inclusive, justificando os meios violentos para afastar aqueles que pensassem de modo diferente.

Também é fato que o Presidente da República declarou que ele se sentia orgulhoso de ter colocado um ministro comunista no Supremo Tribunal Federal.

É um fato que o presidente Lula recebeu Nicolás Maduro, ditador da Venezuela com tapete vermelho. E que ele mantém relações de amizade com Ortega, com os ditadores de Cuba, com Putin, ditador da Rússia, e com o Xi Jinping, ditador da China. É fato também que, por ser praticamente antiocidental, hoje está contra Israel e a favor do Hamas. Estou falando de fatos. Aquilo que, enfim, são fatos encontrados na realidade brasileira. Lula, chegou até a dizer que os Estados Unidos orientaram, por seu Departamento de Justiça, a Operação Lava-Jato contra a Petrobrás.

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, apesar de constituído de grandes ministros, passou a ter, uma certa condução política. Isso declarado pelos próprios ministros. Um dos ministros do Supremo chegou a declarar que eles derrotaram o bolsonarismo. Um outro ministro declarou que eles garantiram a eleição de Lula.

Também é um fato que, hoje, o conceito de democracia é um conceito que não é dado pelo povo, mas é definido por ministros do Supremo Tribunal Federal, que falam o que é democracia e a defendem.

Esses fatos é o que os historiadores verão no futuro e que nós estamos vivendo na atualidade......

E dentro desse quadro parece-me que nós estamos, em um processo de tornar o Brasil de rigor, como dizia Gramsci “uma das formas de esquerda de conquistar o poder é utilizar todos os caminhos da democracia”, e implantar a ditadura.

 

Nota: Eu particularmente, não vejo um clima "totalmente" favorável para a implantação de uma Ditadura de Esquerda no Brasil, já que Lula está com certa idade e daqui a pouco estará preparando os biscoitos para subir. Mesmo a gente sabendo que 'gente ruim' é difícil de morrer. Por outro lado,  de tanto falar bobagens, parece-me meio gagá, embora este tenha sido seu estilo de bravateiro desde que entrou para a política. Lula é a cara, o corpo e a alma do PT, sem ele, este partido tende a ficar na rabeira da política