TER DINHEIRO É BOM?

Tirando aquelas pessoas que fizeram votos de pobreza (e ainda assim dá para se desconfiar) e pessoas com alguma questão atípica, praticamente todo ser humano gosta de dinheiro. Indo além, a grande maioria das pessoas gostariam mesmo é de serem ricas. Mas como definir riqueza: Seria, por exemplo, ter mais de um milhão na conta? Ter imóveis, carros e possibilidades de se fazer belíssimas viagens mundo à fora? Ou seria ter o suficiente para se viver decentemente com moradia, viagens, conforto, etc? Bem, creio que pode ser às duas coisas desde que, vejamos:

Tem muita gente que tem preconceito com dinheiro. Aliás, com quem tem dinheiro como se ser rico fosse antiético e imoral. Pode até ser, mas vai depender de como enriqueceu.

Também é verdade que ele pode levar pessoas a serem esnobes, insensíveis, gananciosas e orgulhosas. O dinheiro tem essa força de manipulação ainda mais se estiver bem enraizado no coração. Há pessoas que quanto mais tem mais querem ter e reter. Paulo, apóstolo já dizia que o amor ao dinheiro é a raíz de todos os males. E, ele tinha razão. Porque o problema do ponto de vista bíblico não é ter dinheiro, mas sim quando o dinheiro tem a pessoa. A diferença é bastante significativa.

Um outro problema que pode ocorrer com quem busca ser rico é a pessoa quer ter só para se aparecer. Tem coisa mais brega para não dizer idiota do que adquirir bens materiais só para exibir pessoalmente ou nas redes sociais? Geralmente quem faz isso é pobre que teve ascensão financeira na vida e agora quer mostrar para o mundo como é ser rico. Tolice pura! Ricos de nascença raramente fazem isso. Muitos são extremamente discretos.

É por tudo isso que creio que os verdadeiros motivos para uma pessoa buscar a riqueza são três:

1° Dar conforto aos seus familiares. Conforto aqui significa um bom hospital em casos de necessidade, um aconchegante lar, boas viagens, refeições, estudos, etc.

2° Guardar o suficiente para que na velhice não passe perrengue. Quantos não são os aposentados que recebem mixaria de aposentadoria e no fim da vida onde era para estarem mais protegidos e despreocupados financeiramente dependem do governo, amigos, filhos e demais familiares. Isso sem falar dos que trabalham arduamente.

3° Com o objetivo de ser generosos que não se confunde em ser bobos. Uma pessoa com dinheiro e com um coração generoso irá socorrer os necessitados, familiares e amigos. Assim, é o dinheiro que será seu escravo e não o contrário. A pessoa simplesmente abençoa porque foi abençoada.

Enfim, esses são os três objetivos, a meu ver, de se buscar a riqueza. Passou disso o nome provavelmente seja ganância!🤷🏽‍♂️

Danilo D
Enviado por Danilo D em 28/08/2024
Código do texto: T8138923
Classificação de conteúdo: seguro