"VISITE OUTRAS BOLHAS."
É muito interessante quando uma pessoa diz para outra: "Você vive em uma bolha," como querendo dizer mais ou menos o seguinte: "Seja como eu que não vivo em nenhuma!"
O problema é que quem fala assim geralmente demonstra arrogância ou ingenuidade já que toda pessoa vive em uma bolha. Às vezes, uma pessoa nem sempre será muito ativa ou presente nela, mas inevitavelmente viverá em uma.
Um dos grandes males que vem ocorrendo entre nós ocidentais do século 21, é o de se ficar preso as próprias bolhas e achar que nada mais além delas presta.
Hoje, vive-se em um tempo onde se fechar totalmente para algo diferente da gente é sinônimo de esperteza ou sabedoria. Mas, o que muitos de nós não entendemos é que com isso perdermos excelentes oportunidades de conhecimento, mudança ou de reforçar ainda mais aquilo que acreditamos e defendemos.
Claro que isso não significa relativizar todas as coisas colocando tudo no mesmo nível e patamar. Não se trata disso! Há verdades e princípios inegociáveis principalmente quando se está em jogo o valor de outro ser humano. Se trata apenas da quebra de paradigmas e de preconceitos que se tem contra aqueles que não tem as mesmas convicções que nós simplesmente porque não gostamos e pronto.
Por isso, que é importante ler, ouvir, assistir, etc (caso haja tempo e oportunidade) outras visões de mundo seja elas no campo da política, religião, filosofia, ciência, etc, porque ninguém sabe tudo! Sempre haverá alguma coisa a se aprender com pessoas ou grupo delas que não fazem parte do nosso nicho.
Portanto, se você é de determinada religião, leia outras. Se defende alguma ideologia política, tente na medida do possível olhar com outros olhos para os que pensam diferente da sua. Se é de uma classe social econômica boa, procure se informar como é a situação dos que vivem, por exemplo, em situação de rua, e por aí vai.
É fácil? Com certeza não! Primeiro porque nossas bolhas nos protegem. E, segundo que dá trabalho pesquisar, buscar, melhorar, etc.
No entanto, se realmente queremos crescer e sair da superficialidade algo tão comum em nossa sociedade, precisamos entender que nada e ninguém detém o monopólio absoluto de toda verdade!